Edifício-Sede do Banco Central do Brasil em Brasília

Na mobilização geral que toma conta do funcionalismo público federal em repúdio a Bolsonaro, que decidiu conceder reajuste salarial a apenas uma categoria, deixando ao relento o restante dos servidores, cerca de 50% dos funcionários do Banco Central já aderiram ao movimento de entrega de cargos, iniciado com os auditores fiscais da Receita.

“Estamos em janeiro, que é um mês de férias, e mesmo assim conseguimos essa adesão”, comemora o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad.

Segundo o sindicalista, essa percentagem engloba tanto pessoas que já ocupavam funções de confiança e entregaram os cargos, quanto substitutos fixos e outros suplentes que pudessem ser convocados para assumir essas funções.

“A aprovação do Orçamento da União para o presente exercício com a previsão de reestruturação de carreira e reajuste remuneratório só para integrantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional e do Ministério da Justiça foi o estopim para um grande levante do funcionalismo”, afirmou Faiad em artigo publicado pelo portal Poder 360 na quinta-feira (6).

“Quem assiste ao atual agravamento das manifestações pode não saber que o pleito pela recomposição de, ao menos, parte das perdas remuneratórias dos últimos anos já havia sido levado ao Ministério da Economia e, no caso do BC, à diretoria, em diferentes oportunidades ao longo do 2º semestre de 2021”, afirma ele, ao salientar o clima de insatisfação “generalizada e sem precedentes”, entre os funcionários, “reflexo da atitude omissa das instâncias decisórias do governo”.

“O escanteamento do efetivo do BC resultou no crescimento da mobilização nas últimas semanas de 2021. O enfrentamento ganhou corpo e repercussão, e assim chegamos ao presente status. Adentramos o ano com um crescente movimento de entrega de funções comissionadas e de compromisso de não assunção das mesmas. Paralisações também estão marcadas, a 1ª delas já com data: 18 de janeiro”, disse.