Os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) decidiram parar suas atividades a partir da próxima quarta-feira (06). Aprovada por 95% dos servidores que participaram da assembleia geral virtual, os funcionários do órgão decidiram entrar em operação-padrão já nesta sexta-feira (1º), somando-se às categorias que já estão paralisadas como os servidores do Banco Central e do Tesouro Nacional.

A Controladoria-Geral da União é responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e à transparência da gestão, por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical), “as perdas inflacionárias sobre as remunerações podem chegar a 40% neste ano, se não houver um reajuste”.

A decisão da categoria aumenta a pressão do funcionalismo sobre o governo Bolsonaro para garantir o reajuste salarial para todos os servidores. Bolsonaro havia acenado na direção de conceder a reposição apenas para servidores da segurança pública com o objetivo de fortalecer sua base eleitoral para o pleito deste ano. Mas, até o momento, nenhuma categoria teve o aumento garantido.

Desde o início do ano, os servidores pedem a abertura de uma negociação salarial com o governo, porém sem resposta alguma.