Os funcionários da Casa da Moeda ocuparam na noite de sexta-feira (10) a sede da empresa pública, que fica na cidade do Rio de Janeiro, contra a sua privatização. A manifestação começou às 15h após uma entrevista concedida pelo diretor da instituição, Fábio Rito, que anunciou a demissão de funcionários “para tornar a empresa competitiva”.

A revolta é geral entre os funcionários que já vêm perdendo direitos e, agora, estão diante da ameaça de perda do emprego com a privatização.

“Hoje, após uma entrevista mentirosa dada ao Globo News pelo Diretor Fábio Rito, os trabalhadores se revoltaram e foram se manifestar”, declarou Gabe Dalavigna pelo seu twitter.

Ela ainda relatou alguns dos ataques sofridos pelos funcionários. “As modificações feitas em relação aos trabalhadores são comunicadas após o expediente do trabalhador, para não ter possibilidade de manifestações por parte dos mesmos, por causa disso, muitos estão com medo de dormir e acordar sem mais algum direito ou até mesmo sem o emprego”, denunciou Gabe.

Imediatamente após a entrevista os trabalhadores começaram a se aglomerando no protesto antes da ocupação da sede da empresa.

“O que provocou a revolta? Eles tiram nossa insalubridade em cima do piso da casa. Tiram nosso vale alimentação. Tiram nosso cartão remédio. Aumentam o plano de saúde em 75% para os dependentes. Tiram a creche. Tudo isso já é motivo suficiente para nos revoltarmos e ainda ouvir um diretor falar que tem que privatizar? Aí não dá!”, relatou um funcionário.

Os trabalhadores divulgaram um vídeo onde Bolsonaro diz que é a favor de privatizações mas que a da Casa da Moeda ele era contra.

No vídeo ele diz: “Eu sou sempre a favor de privatizar, mas com critério. No caso da Casa da Moeda, não existe critério para privatizar. Conte comigo, tamo junto”, afirmou o atual presidente em vídeo gravado antes de assumir a Presidência.

Os funcionários estão denunciando a farsa e convocando a resistência à privatização.