Senador Patrick Leahy, um dos que pedem a retomada de relações EUA-Cuba, com Raul Castro em 2012

Cinco senadores democratas Sheldon Whitehouse, Patrick Leahy, Ron Wyden, Chris Van Hollen e Jeffrey Merkley dirigiram-se por carta ao presidente Joe Biden para que sanções contra Cuba sejam suspensas em especial os bloqueios que impedem atuação conjunta em defesa do meio ambiente nos dois países vizinhos.

A carta foi entregue ao secretário de Estado, Anthony Blinken, exigindo que a política danosa de Trump com relação a Cuba seja revertida.

A informação registrada pela agência de notícias Prensa Latina, partiu da embaixadora de Cuba nos Estados Unidos, Lianys Torres.

Segundo ela os senadores enfatizam a necessidade de retomada do diálogo com a Ilha em temas como a preservação do ecossistema marinho, para possibilitar a monitoria dos trechos de mar compartilhados pelos dois países vizinhos.

Os senadores lembraram na carta que já existem acordos entre os dois países referentes a proteção ambiental, energia limpa, pesca, adaptação climática e biodiversidade. Os parlamentares enfatizam que a colaboração já começara a se realizar no governo de Obama, de quem Biden era vice.

As 243 medidas agressivas determinadas por Trump para agravar o bloqueio ainda não foram tocadas por Biden após cinco meses de sua chegada à Casa Branca.