Nesta sexta-feira (15/12), às 19h, terá início em São Paulo, um projeto inédito para incentivar a participação das mulheres na política. O seminário de lançamento da “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política”, promoverá dois dias de programação, no Hotel San Raphael, com atividades culturais, lançamento de livros e mesas de debate. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais para que todas e todos possam participar.

A presidente nacional do PCdoB e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, fará uma participação online. A abertura do seminário contará, ainda, com a presença da secretária Nacional das Mulheres PCdoB, Dani Costa, pasta responsável pela iniciativa do projeto da Caravana, além da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS). A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) gravou uma mensagem para ser transmitida a todas as participantes.

Já no sábado (16/12), haverá uma intervenção especial sobre o revigoramento do PCdoB e um ato em solidariedade às mulheres da Palestina. Haverá uma mesa geral sobre a Caravana e uma outra que vai explorar o tema “Feminismo emancipacionista, interseccionalidade e as políticas públicas para mulheres”.

O segundo dia de atividades será marcado ainda pelo lançamento dos livros “Araras Vermelhas”; “Mulher Preta na Política” e “Cem anos da luta das mulheres pelo voto na Argentina, Brasil e Uruguai”, com a presença das autoras.

O Hotel San Raphael fica no Largo do Arouche, 150, no Centro de São Paulo.

É necessário fazer a pré-inscrição pelo link: https://forms.gle/E5u5mS1gRcVKswFY8.

Todas as atividades são gratuitas

SOBRE A CARAVANA

A Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política é uma mobilização em formato itinerante que percorrerá as cidades de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Goiânia (GO) e Manaus (AM) para realizar encontros, atividades culturais, cursos e oficinas, debates e trocas de experiências com objetivo de incentivar a participação das mulheres na política. Trata-se de uma ampla mobilização de formação e organização sobre os principais desafios da luta feminista no atual contexto do país.

A Caravana Mulheres pelo Brasil é idealizada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB. O projeto terá embaixadoras de diferentes estados para representar a diversidade da composição feminina no PCdoB.

“Após um ciclo de anos trágicos para a vida e a democracia, o tempo agora é de reconstruir o Brasil, principalmente sob a perspectiva da participação e protagonismo das mulheres em espaços de poder e decisão, tanto no Executivo, no Legislativo, como em outras instâncias a exemplo do Judiciário e do movimento social”, destaca a secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Daniele Costa. “A Caravana surge para socializar e multiplicar conhecimentos e estratégias para a emancipação das mulheres, a conquista da equidade de gênero, do protagonismo social e dos direitos iguais para todas as pessoas”, completa Daniele, que é também vice presidenta do PCdoB na Bahia.

Com a Caravana, trabalhadoras, estudantes, mães e militantes se colocam na linha de frente com objetivo de percorrer o Brasil para incentivar e apoiar outras mulheres a combater o machismo na política e lutar pelos espaços que também lhe pertencem. Uma construção coletiva, um preparo a muitas mãos, com mulheres lado a lado dos homens construindo o país com democracia, equidade de gênero e bem-estar para toda a gente brasileira.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:           

Seminário Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um País com equidade e mais mulheres na política.

Sexta, dia 15

19h – Abertura do seminário Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um País com equidade e mais mulheres na política.

Expositoras: Julia Roland (Secretária Estadual de Mulheres PCdoB SP), Dani Costa (secretária Nacional das Mulheres PCdoB), Leci Brandão (deputada estadual do PCdoB SP).

19h15 – Mesa de abertura do seminário Caravana Mulheres pelo Brasil.

Tema: Por um País com equidade e mais mulheres na política.

Mediadora: Julieta Palmeira (coordenação do Fórum Nacional Permanente do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres-FNPEM).

Expositores: Luciana Santos (presidenta PCdoB), Celina Arêas (secretária das Mulheres da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil-CTB), Janaína Deitos (presidente do PCdoB em Florianópolis), Anne Moura (Secretária Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores-PT), Walter Sorrentino (Vice Presidente do PCdoB), Daiana Santos (deputada federal PCdoB RS).

Sábado, dia 16

9h – Intervenção especial

Tema: Revigoramento do PCdoB

Convidada: Nádia Campeão (secretária de Organização do PCdoB)

9h30 – Mesa

Tema: Feminismo emancipacionista, interseccionalidade e as políticas públicas para mulheres. Mediadora: Julia Roland (secretária Estadual de Mulheres PCdoB SP)

Expositoras: Dani Costa (secretária nacional das Mulheres PCdoB), Ana Rocha (ministério das Mulheres), Alzimara Bacellar (presidente do PCdoB Curitiba), Glauce Medeiros

(secretária de Mulheres do Recife)

12h às 14h – Almoço

14h – Lançamentos de Livros

Livros: Araras Vermelhas, Mulher Preta na Política, Cem anos da luta das mulheres pelo voto na Argentina, Brasil e Uruguai

Mediadora: Conceição Cassano (coordenação do Fórum Nacional Permanente do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres-FNPEM)

Convidadas: Cida Pedrosa (poeta e vereadora do Recife), Olívia Santana (deputada estadual PCdoB-BA), Ana Prestes (escritora e secretária de Relações Internacionais PCdoB)

15h – Mesa

Tema: Caravana Mulheres pelo Brasil.

Mediadora: Vanja Andrea Santos (presidenta da União Brasileira de Mulheres-UBM)

Expositoras: Márcia Campos (secretária nacional adjunta das Mulheres PCdoB), Dani Costa (secretária nacional das Mulheres PCdoB

17h às 17h30 – Ato em Solidariedade às Mulheres da Palestina

Tema: Pelo Cessar Fogo Imediato.

Mediadora: Ana Prestes (escritora e secretária de Relações Internacionais PCdoB).