Nos dias 4 e 5 de março deste ano, o PCdoB, através da Secretaria Nacional de Relações Institucionais, Gestão e Políticas Públicas, em parceria com a Fundação Maurício Grabois promovem o seminário “Desafios dos novos governos municipais, dos vereadores e vereadoras”.

O evento contará com palestras do governador do Maranhão, Flávio Dino; da ex-deputada Manuela d’Ávila; do prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva; do presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula; do vice-prefeito de Recife (2008-2020), Luciano Siqueira, entre outros (veja abaixo a programação completa e saiba como se inscrever).

O seminário será on line, gratuito, com participação mediante inscrição prévia e é voltado para prefeitos (as), vices, vereadores (as), secretários (as) municipais, integrantes de governos e das equipes parlamentares, secretários (as) de relações institucionais, gestores públicos em geral, dirigentes partidários, que formam um contingente em torno de 1.200 pessoas pelo país.

A secretária nacional de Relações Institucionais do PCdoB e ex-vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, explica que este “é um público que, acreditamos, precisa debater e ter uma orientação geral de quais os desafios que enfrentarão no começo de suas gestões e mandatos, mas também no sentido de como preparar melhor uma ação positiva ao longo dos quatro anos, de maneira que deem resultados sociais, políticos, eleitorais e partidários, tanto em 2022, quando teremos um grande desafio para enfrentar, como também nos próximos anos, quando o Brasil se confrontará com inúmeros desafios”.

Desafios da atualidade

O evento acontece num dos momentos mais difíceis enfrentados pelo Brasil e refletirá sobre o papel do poder público nesse contexto e suas possibilidades de atuação para lidar com as mais variadas crises impostas aos municípios.

“O impacto fortíssimo, em todas os segmentos da vida nacional, trazido pela pandemia, conduzida de forma irresponsável e incompetente pelo governo federal, deslocou uma enorme gama de responsabilidades para os governos estaduais e municipais. Todos estão tendo de enfrentar os problemas relativos à vacinação, à necessidade de leitos para internação, as definições sobre isolamento social, volta às aulas, e sobretudo, enfrentar as mazelas sociais que são imensas”, coloca.

“O desemprego, o trabalho precário, atingem as comunidades onde elas vivem. Os problemas relacionados à retomada do desenvolvimento, à geração de emprego e de algum tipo de renda também é um desafio para esses governantes”, diz Nádia, lembrando que os gestores locais acabam tendo, também, de suprir lacunas deixadas pela política nacional.

Nádia destaca que, embora haja todo esse conjunto de problemas e dificuldades, os gestores e parlamentares não podem descuidar de todas as suas demais responsabilidades. “Continuamos com os problemas relativos ao transporte coletivo, ao abastecimento de água, ao saneamento básico, à falta de moradia, ao acesso à cultura e ao esporte; essas são questões que os gestores também têm de enfrentar, mas certamente os relacionados à pandemia hoje estão no topo da lista de prioridades”.

Outro aspecto colocado pela secretária de de Relações Institucionais reside no fato de o país estar vivendo uma série de retrocessos gerais em políticas públicas. “Isso, evidentemente, faz com que, além de continuar lutando para avançar no combate às desigualdade e ampliação de direitos, seja preciso  resistir contra os ataques aos avanços conquistados anteriormente, de maneira que estes não sejam eliminados”.

Nádia acrescentou ainda que “há uma gama de questões que não estavam postas quatro anos atrás. Tanto a crise econômica e social quanto a pandemia e principalmente a ação nefasta da extrema-direita no governo federal — com apoiadores em todos os níveis de governo — dificultam demais a execução de políticas públicas e até o seu desenvolvimento e ampliação”.

Estar perto do povo

Se por um lado o cenário atual impõe desafios inéditos e complexos, por outro os gestores e parlamentares nos municípios são os que, muitas vezes, têm melhores condições de compreender as necessidades da população e buscar soluções adequadas. “Eles estão numa situação muito privilegiada para cuidar dos problemas cotidianos da população. É muito importante estar perto do povo, tentar resolver os seus problemas, ser solidário. Prover o que estiver ao alcance de gestores e dos vereadores é essencial para que a população compreenda, nesse processo, de onde vem os problemas maiores do país que afetam sua vida no dia a dia”, argumenta Nádia.

Neste sentido, Nádia enfatiza que é fundamental aos gestores e parlamentares “unir muitas forças, trabalhar amplamente, não fazer isso discriminando pessoas que queiram se somar neste momento — e são muitos setores, ligados às igrejas, às comunidades, ao esporte, à cultura etc. Todas essas organizações populares precisam ser procuradas, precisa haver um diálogo para que sejam incorporadas nessa luta em defesa da vida, do trabalho, da retomada de um projeto maior de desenvolvimento para o nosso país”.  Nádia salienta que “essa ligação com o povo, sendo solidário, debatendo e tentando resolver os problemas, é a melhor forma de lutarmos pela superação de Bolsonaro nas eleições de 2022”.

– Participe fazendo inscrição pelo link: https://bit.ly/3atCo26

Os inscritos receberão certificado de participação da Fundação Maurício Grabois.

Confira a programação:

Dia 4 de março – 18h às 20h

Abertura: Nádia Campeão – Secretária Nacional de Relações Institucionais do PCdoB, e Rubens Diniz – Diretor de Políticas Públicas da FMG.

Painel 1 – O Brasil atual e as cidades, riscos e perspectivas.

Flávio Dino – Governador do Maranhão

Manuela D’Ávila – Coordenadora do Instituto E Se Fosse Você?

Edinho Silva – Prefeito de Araraquara (SP)

Coordenadora: deputada federal Alice Portugal

Dia 5 de março – 10h às 12h

Painel 2Covid, desemprego, volta às aulas: como enfrentar os primeiros meses nas Prefeituras e Câmaras Municipais?

Carlos Lula – Presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde)

Jerônimo Rodrigues – Secretário Estadual de Educação da Bahia

Davidson Magalhães – Secretário Estadual de Trabalho e Renda da Bahia

Coordenadora: Gregória Benário – Presidente do PCdoB da Paraíba

Dia 5 de março – 15h às 17h

Painel 3 –  Atuação dos comunistas nos governos e nas Câmaras Municipais.

Luciano Siqueira – Vice-prefeito de Recife 2008-2020

Gustavo Petta – Vereador de Campinas (SP)

Júlio Filgueira – Consultor em Planejamento, Monitoramento Estratégico e gestão de projetos.

Coordenadora: Conceição Cassano – Secretária de Relações Institucionais do Rio de Janeiro.

Mais informações: [email protected]

WhatsApp 11-97288-0000 com Eloísa Gonçalves