Na manhã desta sexta-feira (1), o presidente da Fundação Mauricio Grabois, Adalberto Monteiro, proferiu o discurso de abertura do seminário “Primeiro ano do governo Lula: Balanço da reconstrução nacional e perspectivas”, realizado pela fundação. O evento, que marca quase um ano do mandato do presidente Lula, tem como objetivo avaliar as realizações e o estágio da reconstrução nacional, além de discutir as perspectivas para o próximo ano de governo.

O discurso destacou a importância de analisar não apenas as conquistas, mas também os obstáculos e desafios enfrentados pelo governo, visando contribuir para avanços e conquistas no segundo ano do mandato. A essência do programa eleito, voltado para a reconstrução e transformação do Brasil, foi ressaltada como prioridade.

Leia mais do Seminário Balanço do Primeiro ano do Governo Lula:

Seminário discute conquistas e obstáculos enfrentados no primeiro ano do governo Lula

Balanço do 1º ano: ministra destaca reindustrialização e inovação

Guerra cultural prossegue como desafio do 1º ano de governo Lula

Deputado analisa desafio de garantir base de apoio no 1º ano de governo Lula

Lula mostra política externa ousada e desafiadora no 1º ano

Retomada do desenvolvimento no Governo Lula confronta consenso fiscalista

Mobilização social impulsiona 1º ano do governo Lula a realizar o programa eleito

Adalberto Monteiro situou o contexto político brasileiro, referindo-se ao período recente em que forças progressistas e de esquerda enfrentaram desafios, desde o primeiro governo de Lula até o golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff em 2015 e 2016. Destacou a importância da experiência concreta desses governos para a formulação de políticas de governança, projetos de desenvolvimento e análise das razões das derrotas impostas pelo imperialismo.

O presidente da Fundação Mauricio Grabois resgatou a nona conferência nacional do PCdoB realizada no primeiro governo Lula, destacando a participação dos comunistas brasileiros no Ministério do Governo Federal pela primeira vez na história. Essa experiência, segundo ele, fornece referências teóricas e políticas diante dos desafios do terceiro governo de Lula.

Adalberto discutiu a tática do PCdoB em um governo de coalizão, destacando a importância da participação da legenda, mesmo minoritária, e a necessidade de preservar autonomia política. Ressaltou a contribuição do partido em áreas estratégicas como Ciência, Tecnologia e Inovação, Saúde, Educação e Combate à Fome.

Na esfera parlamentar, o presidente da Fundação ressaltou a atuação ativa da bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados, integrando a base do governo e contribuindo para a governabilidade. Além disso, destacou a mobilização do partido nos sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais para unir o povo em busca de direitos e para impulsionar o governo a realizar seu programa.

A análise do primeiro ano do governo Lula foi contextualizada em uma conjuntura de aguda luta de classes e pressões do imperialismo. Adalberto apontou para a guerra política de ideias e a guerra cultural em alta temperatura, destacando a resistência da extrema-direita, mesmo após derrotas eleitorais.

Ao abordar as condicionalidades externas, o presidente da Fundação destacou a instabilidade mundial e as estratégias do imperialismo estadunidense, incluindo a guerra na Ucrânia e o respaldo ao genocídio em Gaza. A crise do capitalismo global também foi apontada como um fator de instabilidade, contribuindo para o fortalecimento da extrema-direita.

Adalberto Monteiro abordou desafios internos, incluindo a necessidade de lidar com desfuncionalidades do Estado Nacional causadas por distorções promovidas pela extrema-direita. Ressaltou a importância da política externa do Brasil, que busca reposicionar o país internacionalmente, defendendo interesses nacionais e promovendo a integração latino-americana.

A construção de uma maioria política no Congresso, a superação da tragédia social, a retomada do desenvolvimento econômico, a reinserção soberana do Brasil no cenário internacional e a mobilização do povo foram apontadas como vetores fundamentais para o sucesso do governo. O presidente da Fundação Mauricio Grabois dirigente partidário destacou a importância da unidade na luta e do apoio crítico do PCdoB para garantir o êxito do governo Lula em sua missão de reconstrução nacional e transformação.

Ao concluir seu discurso, Adalberto projetou desafios para o futuro, incluindo as eleições municipais de 2024 e a necessidade de construir conquistas mais significativas. Enfatizou a importância de superar políticas macroeconômicas que limitam o crescimento do país e de fortalecer a mobilização autônoma da classe trabalhadora e das massas populares. O presidente da Fundação ressaltou a contribuição do Supremo Tribunal Federal na defesa do Estado Democrático de Direito e no combate aos crimes da extrema-direita.

O seminário promete ser um espaço de reflexão e debate intenso sobre o primeiro ano do governo Lula, abordando as complexidades políticas, econômicas e sociais que permeiam a reconstrução nacional e as perspectivas para o futuro.

(por Cezar Xavier)