“A luta política, de ideias e a guerra cultural sob o novo governo Lula” é o tema próximo seminário nacional de Estudos Avançados, que será realizado em fevereiro pela Escola Nacional João Amazonas.

Parte de um programa de formação continuada, o seminário é exclusivo para integrantes do Comitê Central, secretários (as) de Formação e Propaganda, Professores (as) da Escola Nacional em âmbito nacional e estadual, militantes e quadros que realizaram o Curso Nível III.

Com a missão de reconstruir o Brasil após histórica vitória que, com apoio de uma grande frente ampla, derrotou a extrema-direita no país, o governo Lula se dará sob aguda luta de classes e pressão do imperialismo. Como se sabe, a luta política, de ideias, e a guerra cultural seguem e seguirão intensas no próximo período. O novo governo, de composição ampla, com base de apoio parlamentar heterogênea, tal como a correlação de forças exige, será regido pela unidade e luta e permeado pelo debate programático e de ideias.

Por outro lado, a extrema-direita, mesmo derrotada, procura de todo modo enraizar-se na sociedade, e conquistar larga base social e, “via guerra cultural, continuará disseminando ideias e valores reacionários, racistas, misóginos, falsamente patrióticos, manipuladores da religiosidade, pregadores do ódio e da violência, pregando o anticomunismo.”

Visando o debate e o preparo para novo período que surge, a presente edição dos Estudos Avançados tem foco na realidade brasileira e busca “aportar reflexões que contribuam para o êxito do governo Lula; a mobilização do povo; e ajudem o PCdoB e demais forças progressistas e democráticas a cumprirem suas responsabilidades políticas nesta jornada, notadamente na esfera da luta de ideias e da guerra cultural.”

O evento não é aberto ao público, mas restrito para convidados (as), e ocorrerá de maneira virtual, pela Plataforma Zoom, de 10 a 12 de fevereiro.

Segundo o diretor da Escola Nacional João Amazonas e membro do Comitê Central do PCdoB, Altair Freitas, “a mobilização não é individual, mas feitas pelas secretarias estaduais de formação e propaganda”.

Entre os conferencistas, estão: a ministra da Ciência e Tecnologia e presidenta do PCdoB, Luciana Santos; o presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo; o escritor e secretário nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, Adalberto Monteiro; a deputada federal Jandira Feghali; o professor e escritor, Elias Jabbour; entre outros.

Veja abaixo a programação:

Mesas

10/02 (sexta)

(18h30) Abertura: Adalberto Monteiro – Jornalista, escritor, secretário nacional de formação e propaganda do PCdoB

(19h às 22h) – Mesa 1: Os desafios do novo governo Lula, a luta de ideias e o papel do PCdoB

Governo de composição ampla, a unidade e a luta. Isolar a extrema-direita e construir maioria no Congresso Nacional e na sociedade. Os movimentos sociais impulsionadores das mudanças. Os elos principais da reconstrução do Brasil. O contexto internacional de crises, mudanças, guerra e tensões geopolíticas: riscos e oportunidades. O papel no PCdoB para o êxito do governo.

Luciana Santos – Engenheira, presidenta nacional do PCdoB (CONFIRMADA)

Renato Rabelo – Presidente da Fundação Maurício Grabois, membro do Comitê Central do PCdoB (CONFIRMADO)

Luís Fernandes – Cientista político, professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC/RJ e professor da UFRJ, membro do Comitê Central do PCdoB (CONFIRMADO)

Coordenação – Altair Freitas – Diretor da Escola Nacional João Amazonas, membro do Comitê Central do PCdoB

11/02 (sábado)

Mesa 2 (9h às 13h) – A guerra cultural como eixo da ação política e comunicacional do bolsonarismo e os meios para derrotá-la

Fenômenos mundiais, as denominadas guerras híbridas e a guerra cultural com uso intensivo da internet, das redes sociais, marcaram a derrubada de governos por ação do imperialismo e alavancaram o fortalecimento da extrema-direita. No Brasil, como entender, agir, superar e derrotar a guerra cultural empreendida pelo bolsonarismo que prossegue mesmo depois da derrota?

João Cezar de Castro Rocha – Professor Titular de Literatura Comparada da UERJ, pesquisador do CNPq e ensaísta (CONFIRMADO)

Renata Mielli – Jornalista, coordenadora do Fórum Nacional Pela Democratização da Informação, secretária nacional de comunicação do PCdoB (CONFIRMADA)

Sérgio Amadeu – Sociólogo, professor da UFABC, pesquisador das redes sociais (CONFIRMADO)

Coordenação – Aldo Arantes – Jurista, presidente da ADJC, membro do Comitê Central do PCdoB (CONFIRMADO)

Mesa 3 (14h30 às 19h)Fortalecer as ideias, os valores progressistas e a cultura brasileira como parte da luta pela hegemonia

Entre as tarefas da reconstrução nacional, destaca-se o trabalho pela hegemonia das ideias, dos valores progressistas e da afirmação da cultura brasileira diante de uma verdadeira regressão imposta pelo bolsonarismo, sedimentando na sociedade a cultura do ódio a partir da matriz fascista do integralismo: Deus, Pátria e Família. Qual programa, quais políticas públicas, quais instrumentos, movimentos e meios para retomar a hegemonia?

Jandira Feghali – Médica, deputada federal, relatora da Lei Aldir Blanc, vice-presidenta nacional do PCdoB (CONFIRMADA)

Dermeval Saviani – Filósofo, professor emérito da UNICAMP e do CNPQ, escritor (CONFIRMADO)

Fabio Palacio – Doutor em ciências da comunicação, professor da UFMA, editor da revista Princípios, membro da direção nacional do PCdoB (CONFIRMADO)

Coordenação – Javier Alfaya – Arquiteto, mestre em cultura e desenvolvimento pela UFBA, ex vereador, deputado estadual na Bahia por dois mandatos, diretor de cultura da Fundação Maurício Grabois

12/02 (domingo)

Mesa 4 (9h às 13h) – A identidade comunista e os confrontos da contemporaneidade

No âmbito de um capitalismo em crise e de mutações na dinâmica da acumulação e dominação, do acirramento de conflitos e a eclosão de guerra no tabuleiro geopolítico, do fortalecimento de forças de extrema-direita, os partidos comunistas e revolucionários, no Brasil e no mundo, duramente atacados, estão desafiados na esfera programática e da práxis a responder aos confrontos da contemporaneidade.

João Quartim de Moraes – Professor colaborador na Unicamp e pesquisador do CNPq centrado em história do pensamento político, instituições brasileiras, materialismo antigo e moderno, e marxismo, membro do Comitê Central do PCdoB

Marcos Aurélio da Silva – Geógrafo, professor da UFSC, pesquisador sobre o pensamento de Antonio Gramsci e Domenico Losurdo (CONFIRMADO)

Mariana Venturini – Professora de filosofia do IFSP, membro do Comitê Central e do Fórum Nacional Sobre a Emancipação da Mulher do PCdoB (CONFIRMADA)

Coordenação – Aloisio Sérgio Barroso, médico, doutor em desenvolvimento econômico (UNICAMP), diretor da Fundação Maurício Grabois, membro do Comitê Central do PCdoB (CONFIRMADO)

Mesa 5 (14h30 – 19h) – Missão central do governo Lula: A reconstrução nacional

A reconstrução nacional abarca a retomada do desenvolvimento soberano, a restauração plena da democracia e assegurar os meios para garantir vida digna ao povo. Tarefa desafiadora em consequência do pesado ônus de destruição econômica, tragédia social e regressão civilizacional, provocados pelo governo Bolsonaro.

Elias Jabbour – Geógrafo, professor da UERJ, pesquisador, escritor, membro do Comitê Central do PCdoB (CONFIRMADO)

Simone Silva de Deos – Economista, professora da UNICAMP, membro do grupo de estudos Neoliberalismo, Subjetivação e Formas de Resistência (USP) e pesquisadora sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) (CONFIRMADA)

Marcio Pocchman – Economista, professor da UNICAMP, pesquisador, presidente do Instituto Lula (CONFIRMADO)

Nilson Araújo – Economista, foi Professor visitante sênior CAPES da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, escritor, membro do Comitê Central do PCdoB ((C0NFIRMADO)

Coordenação – Rosanita Campos – Historiadora, coordenadora da Cátedra Cláudio Campos da Fundação Maurício Grabois, membro do Comitê Central do PCdoB (CONFIRMADA)

Veja a íntegra da convocatória aqui.