O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, acusou – sem provas – que a empresa chinesa Huawei é uma ameaça à Otan e pediu aos europeus que não permitam que a empresa participe de suas novas redes 5G, área em que os EUA estão atrasados frente à China, que alcançou tecnologia mais avançada e com melhores preços. O chefe do Pentágono proferiu os insultos durante a Conferência de Segurança de Munique no sábado (15).  

O secretário de Estado, Mike Pompeo, prosseguiu com acusações à Huawei, chamando-a de “Cavalo de Troia” dos chineses, cuja participação nas redes 5G ocidentais levaria à transferência para o “Partido Comunista Chinês e aos serviços secretos chineses” os dados de todos os usuários. Qualquer semelhança com a espionagem feita pelos EUA não será mera coincidência, mas pura projeção daquilo que Washington faz. O escândalo recentemente revelado da CIA-Crypto – a empresa suíça de fachada que vendia criptografia e permitiu espionar 120 países, e que esteve em operação de 1951 até 2017, ajuda a desmoralizar as acusações de Pompeo e Esper.

Com duas ou três frases, um diplomata chinês acabou com a peroração da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, sobre a “ameaça do 5G da Huawei”, e ainda ganhou aplausos do público durante a Conferência de Segurança de Munique – “roubou o show”, no relato do portal RT.

Em seu discurso, madame Pelosi havia dito que optar pelas redes 5G da Huawei – aliás, melhores e mais baratas do que a concorrência – equivalia a “escolher a autocracia sobre a democracia na via da informação” e a “colocar a polícia do estado no bolso de todos os consumidores nesses países”.

Um diplomata chinês, Fu Ying, demoliu a argumentação de Pelosi, ao lembrar que as tecnologias digitais são apenas “uma ferramenta” e destacou que a China tem usado “todos” os tipos de tecnologias ocidentais – incluindo as da Microsoft, IBM e Amazon.

Mas “mantém seu sistema político, o sistema liderado pelo Partido Comunista; e não é ameaçado pelas tecnologias.”

“Como é que, se as tecnologias da Huawei, de 5G, são introduzidas nos países ocidentais, elas ameaçam o sistema político?”, continuou Fu.

“Você realmente acha que o sistema democrático [ocidental] é tão frágil que poderia ser ameaçado por essa única empresa de alta tecnologia, a Huawei?”.

Declaração recebida com aplausos pelo público presente, enquanto Pelosi ficava estupefata.

Quando faz o maior alarde na cruzada contra a Huawei, Pelosi finge que não sabe que são os EUA que grampeiam e vigiam em massa o mundo inteiro, como provou Edward Snowden, espionagem da NSA na qual estavam envolvidas empresas de telecomunicação dos EUA como a AT&T e a Verizon.

Para tornar mais cínico o discurso de Pelosi, há dois anos ela ajudou a renovar os poderes de espionagem da NSA no Congresso dos EUA.