O democrata Biden responde a eleitores na rede ABC e Trump, na NBC | Foto AP

Os candidatos Trump e Joe Biden estiveram na quinta-feira (15) à noite respondendo a leitores em dois canais de televisão diferentes, NBC e ABC, eventos que na prática substituem o debate, previsto exatamente para esta data.

O debate, que iria ocorrer em Miami, foi desmarcado após recusa de Trump de aceitar que fosse realizado no formato virtual, em função de ele ter sido infectado com Covid no famoso evento superdisseminador de Covid na Casa Branca para o empacotamento da Suprema Corte via nomeação da juíza Amy Barrett.

Os dois eventos serão exibidos a partir de 21 horas (horário de Brasília), com cada um dos candidatos respondendo a perguntas de eleitores e do respectivo mediador. O programa com Biden terá 90 minutos de duração; já o com Trump será de 60 minutos.

O programa que foi primeiro anunciado foi o de Biden, na ABC. A NBC foi criticada por ter agendado o programa para o mesmo horário do de Biden, impedindo que o público assista aos dois. Uma convocação de boicote ao programa com Trump viralizou no Twitter, segundo a Associated Press.

A NBC afirmou ter recebido de Trump um teste negativo para o coronavírus, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde e revisado pelo Dr. Anthony Fauci, que atesta que o presidente não está mais transmitindo o vírus.

Contudo, como reza a sabedoria popular, seguro morreu de velho, e a NBC manterá Trump a mais de 3,5 metros da mediadora Savannah Guthrie e da plateia. A produção irá medir a temperatura dos eleitores convidados, que terão de usar máscaras o tempo todo.

Até aqui, permanece agendado o debate final Trump-Biden no dia 22 de outubro, que terá mediação de Kristen Welker, da NBC News.