Primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern foto H. Hopkins/DW

“Eu dancei um pouco”, confessou a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, ao iniciar a declaração à imprensa de que o país havia zerado o número de casos ativos de coronavírus.

“Enquanto podemos dizer”, prosseguiu, “que estamos em uma posição mais segura, mais sólida, ainda não existe uma rota fácil para a vida de antes da Covid-19, mas a determinação e o foco que adotamos e nossa resposta em termos de saúde, vai agora se concentrar na retomada da economia”.

“Apesar de que o trabalho não foi concluído, não se pode negar que este é um marco, então eu posso concluir meu anúncio com um  muito simples ‘Obrigado Nova Zelândia’”

A Nova Zelândia anunciou, no dia 8, a inexistência de casos ativos de coronavírus em todo o país. Nestas condições, os neozelandeses já puderam retornar a suas atividades normais, no que o governo chama de Nível 1 de Alerta, a partir da meia noite deste dia.

O último caso foi detectado em uma mulher de 50 anos que acaba de receber alta.

Segundo as autoridades sanitárias, durante a batalha contra o vírus, a Nova Zelândia apresentou 1.504 casos de contágio dos quais se recuperaram 1482 pessoas. 22 morreram. Há 0 pacientes em hospitais, 0 pacientes em UTIs e 0 novos casos.

O diretor-geral de Saúde, Dr Ashley Bloomfield, declarou que “a recuperação dessa mulher é boa notícia para ela e para toda a Nova Zelândia”.

Além dos casos que estavam em recuperação, o país “não apresenta casos ativos pela primeira vez desde 28 de fevereiro, um marco significativo em nossa jornada mas, como dissemos anteriormente, a vigilância que seguirá contra o Covid-19 continua a ser essencial”, acrescenta.

Também não foram detectados casos prováveis. Já fazem 18 dias desde que o último caso foi localizado.

No dia 7, foram realizados 800 testes e o total de testes realizados é de 294.848 (62.734 testes por milhão).

As autoridades sanitárias anunciam que a testagem nas fronteiras e nas cidades vai prosseguir como “parte essencial de nossa estratégia de eliminação da Covid-19”.

Os neozelandeses foram “encorajados a, no caso de qualquer sintoma respiratório, buscar aconselhamento via linhas telefônicas de saúde. As clínicas estarão disponíveis para testes também nas madrugadas e o teste é grátis”.

O Nível 1 de Alerta significa que todas as restrições em termos de atividades comerciais e produtivas são levantadas, enquanto que o distanciamento físico segue sendo encorajado apesar de não obrigatório.

Os neozelandeses foram informados das “regras de ouro” do Nível 1 de Alerta:

  • Se doente, fique em casa
  • Se gripado ou com quaisquer sintomas de gripe, faça teste
  • Lave as mãos, lave as mãos, lave as mãos
  • Espirre e tussa sobre o cotovelo e desinfete superfícies compartilhadas
  • Se for definido por autoridade de saúde que deve ficar isolado, faça isso imediatamente
  • Se tiver qualquer preocupação quanto a seu bem-estar físico, consulte seu médico
  • Mantenha noção de seus contatos, pois esse conhecimento pode ser requerido
  • Permaneça vigilante.