Bolsonaro saiu para passear

Jair Bolsonaro começou sua agenda da semana, em plena segunda-feira (25) pela manhã, fazendo campanha antecipada com uma “motociata” e cavalgada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Os apoiadores foram chamados para recebê-lo no aeroporto da cidade às 8h da manhã. Apenas algumas dezenas de pessoas compareceram para gritar “mito”.

Depois, reuniu seus apoiadores para uma “motociata” que atrapalhou o trânsito da cidade. Um boneco inflável de vários metros estava montado no local em que a motociata começou.

Bolsonaro foi para Ribeirão Preto para participar da abertura da feira Agrishow. Ele entrou no evento, depois de ter percorrido as ruas da cidade, montado em um cavalo. Em alguns trechos do percurso, o cavalo que carregava Bolsonaro empacou e teve que ser puxado por um ruralista.

No dia 15 de abril, Jair Bolsonaro realizou uma motociata em São Paulo, de onde partiu para Americana. Ele conseguiu reunir apenas 3,7 mil apoiadores, apesar das imagens de convocação prometerem 2 milhões de motos.

Na abertura do Agrishow, Jair Bolsonaro falou que o seu decreto que liberou o deputado Daniel Silveira da pena de mais de 8 anos determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) é “constitucional e será cumprido”.

Silveira foi condenado, por 10 votos a 1, a 8 anos e 9 meses de prisão por ter ameaçado os ministros da Corte e a democracia. Jair Bolsonaro concedeu indulto presidencial para o deputado que defendeu o fechamento do STF.

Segundo Bolsonaro, “o decreto da graça e do indulto é constitucional e será cumprido. No passado soltavam bandidos, ninguém falava nada. Hoje eu solto inocentes”.

A reprovação da ação bolsonarista pró-criminoso está sendo repudiada por juristas e parlamentares de vários partidos, entre eles, Rede, Cidadania, PT, PDT, PSOL. Deputados também estão apresentando projetos de decretos legislativos (PDL) para anular o indulto de Bolsonaro ao golpista Daniel Silveira.

EDIÇÃO: Guiomar Prates