Jornalista (de mãos levantadas) foi arrastado para fora

O jornalista Rafael Nascimento, do jornal O Globo , foi agredido pelos seguranças do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), ao tentar perguntar sobre a realização da Copa América no Estado.

Ele levou socos e um mata leão dos seguranças quando tentava fazer perguntas para Cláudio Castro.

O fotojornalista Betinho Casas Novas compartilhou nas redes sociais parte do momento da agressão:

“Urgente”

Nosso colega jornalista, @nasrafael, do jornal @OGlobo_Rio, foi agredido agora a pouco por seguranças do governador @claudiocastroRJ do @GovRJ.Ele levou socos e um mata leão dos seguranças quando fazia perguntas para Cláudio Castro. Absurdo! Queremos providências!”

O governador bolsonarista participou de um evento na Tijuca, Zona Norte do Rio. Ao fim do evento, o jornalista Rafael Nascimento se aproximou do governador e perguntou sobre a possibilidade do Rio de Janeiro sediar a Copa América, depois de diversos Estados, como São Paulo e Pernambuco, terem anunciado que as condições sanitárias não permitiam a realização do evento.

Cláudio Castro começou a andar mais rápido e não respondeu a pergunta. Os seguranças do governador se aproximaram e começaram a empurrá-lo para longe.

Nas redes sociais, Rafael postou uma mensagem. “Não nos calarão. O BOM JORNALISMO será feito, SEMPRE. Gratidão pelas mensagens de carinho e solidariedade. Em tempo, leiam as nossas matérias no @jornalextra e @OGlobo_Rio”.

Em nota, o jornal O Globo divulgou nota em que repudia a agressão sofrida pelo jornalista.

“Na tarde desta quarta-feira, um jornalista do GLOBO que cobria um evento do governo do Rio na quadra do Salgueiro, na Tijuca, foi impedido de forma truculenta por um segurança de se aproximar do governador Claudio Castro. Parte da ação dos seguranças foi gravada por um participante do evento e divulgada em redes sociais. Ela mostra os agentes criando uma barreira para impedir o acesso ao governador”.

“Num momento anterior, não filmado, o profissional relata ter sido puxado pelo pescoço e pelo braço por um dos seguranças, que o impediu de fazer perguntas. Castro seria questionado sobre a decisão do Rio de Janeiro de sediar a Copa América com a iminência de uma terceira onde da Covid. O GLOBO repudia a ação truculenta e qualquer tentativa de impedir agentes públicos de prestar contas à sociedade sobre temas de interesse coletivo”, completou a nota do jornal.

Também em nota, o governo do Rio se “desculpou” pelo “incidente”, que negou ter acontecido. Além do mais, os argumentos da nota tentam justificar a agressão ao repórter ao dizer que “não havia previsão de entrevistas, e nem era permitida a presença de jornalistas naquele local”.

Antes do Brasil, a Argentina e a Colômbia foram cotadas para sediar o campeonato, mas os governos recusaram por questões sanitárias e problemas políticos. A Conmebol entrou em contato com Jair Bolsonaro, que prontamente aceitou, ignorando o aumento do contágio e das mortes por Covid-19.

Segundo João Doria (PSDB), governador de São Paulo, “os cientistas apontaram que neste momento a realização do torneio representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus, prioridade absoluta do Governo do Estado”.

O governo de Pernambuco informou que “o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco”.