A Secretaria Nacional de Mulher do PCdoB e a Secretaria  Estadual do Amapá emitiram nota em solidariedade às militantes Janaina Correa e Lorena Quintas em virtude dos ataques machistas que ambas sofreram pelas redes sociais em mais um episódio deplorável de preconceito e violência contra a mulher.
Acompanhe a íntegra.
O Partido Comunista do Brasil-PCdoB, através de sua secretaria de políticas para as mulheres, vem a público repudiar os ataques intimidatórios e ameaças à integridade física, feitos pelas redes sociais, contra Janaina Correa e Lorena Quintas, ambas militantes do PCdoB. Tais ataques são motivados por esse ambiente fascista que contamina o país.
É importante relembrar que a lei 12.737 de 02 de Abril de 2012 (Lei Carolina Dieckmann), sobre crimes na internet, tipifica, no Código Penal, como crimes uma série de infrações no ambiente digital, como as sofridas por Lorena e Janaína.
Reafirmamos o compromisso do PCdoB com os direitos das mulheres à uma vida segura, sem ameaças de qualquer natureza.
Denunciamos toda forma de opressão contra as mulheres, e reafirmamos a necessidade de assegurar e fortalecer os direitos humanos, assim como reafirmamos a necessidade de avançar na luta pela democracia e pelo pleno direito ao respeito e igualdade das Mulheres nas relações de gênero. Precisamos fortalecer os espaços de combate aos crimes digitais, e, nesse momento de ofensiva do fascismo através das redes sociais, devemos rechaçar toda e qualquer forma de ataques contra a honra e a vida das mulheres.
Não ficaremos passivas diante de nenhuma agressão.
A solidariedade à Janaina Correa e à Lorena Quintas é a expressão do nosso repúdio à comportamentos sociopatas muito presentes na atual quadra política de recrudescimento da extrema direita, que vem ensejando esse ambiente hostil de frequentes ataques às mulheres, nas redes sociais e em outros espaços da sociedade.
Apelamos para que os responsáveis por esses crimes sejam exemplarmente punidos.
Macapá, 15 de Fevereiro de 2021.
Secretaria estadual de Políticas para as mulheres do Comitê Estadual PCdoB-AP
Aldineia Machado