Nota da Secretaria da Mulher em solidariedade à Bruna, presidenta da UNE.

A secretaria nacional da Mulher do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou nota nesta terça-feira (19) em que repudia os ataques racistas e misóginos proferidos contra a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, após a divulgação da entrevista concedida ao jornal Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (18), em que a dirigente defende a formação de uma frente ampla para derrotar Bolsonaro.

Bruna Brelaz, de 26 anos, nascida na capital amazonense foi recém eleita para a direção nacional do PCdoB, em congresso realizado no último domingo (17). Ela é a primeira mulher negra e da região Norte a ser eleita para presidir a UNE.

Estudante de Direito da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), Bruna também já foi acadêmica de Pedagogia Universidade Estadual do Amazonas (UEA), entrou para o movimento estudantil ainda no ensino médio e foi eleita dirigente de várias entidades estudantis, na UNE, foi tesoureira até ser eleita presidenta da entidade, em congresso realizado de forma online, de 14 a 18 de Julho de 2021.

Após inúmeras agressões em seus perfis nas redes sociais, a dirigente frisou: “Racismo é crime! Não fujo do debate político, do diálogo e até mesmo das críticas, não aceitarei comentários racistas. Para vencer o bolsonarismo precisamos ter posturas diferentes. Em uma democracia o debate político não pode ser substituído pelo ódio e por racismo e misoginia”, postou Bruna após os ataques de internautas.

A nota da secretária também é incisiva: “Violência política de gênero é crime e as agressões são inaceitáveis! Exigimos que esses crimes sejam apurados e os responsáveis punidos. Só assim vamos frear a escalada de violência contra as mulheres e garantir o espaço para que elas possam atuar sem medo e defender suas posições políticas”,  diz a nota.

O texto da secretaria da Mulher assinala ainda que não aceitará a violência política de gênero por quem quer que seja, e que continuará lutando para garantir o espaço político das mulheres na sociedade, em seus diversos espaço de representação.

Leia a íntegra da nota abaixo:

Toda solidariedade à Bruna Brelaz.

Pelo fim da violência político de gênero!

A Secretaria Nacional da Mulher do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) presta toda sua solidariedade à presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, vítima de ataques racistas e misóginos após conceder uma entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, defendendo a frente ampla para derrotar o governo genocida de Jair Bolsonaro.

Bruna Brelaz é a primeira mulher negra a presidir a União Nacional dos Estudantes. Filiada ao PCdoB, Bruna nos enche de orgulho. Não aceitamos a violência política de gênero e continuaremos lutando para garantir o espaço político das mulheres na sociedade, em seus diversos espaços de representação.

Violência política de gênero é crime e as agressões são inaceitáveis! Exigimos que esses crimes sejam apurados e os responsáveis punidos. Só assim vamos frear a escalada de violência contra as mulheres e garantir o espaço para que elas possam atuar sem medo e defender suas posições políticas.

Siga firme Bruna, defendendo as bandeiras democráticas, a justiça social e o fim de toda forma de discriminação!

Estamos juntas, com você!

Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB