Na noite desta segunda-feira (3), a Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB realizou uma reunião virtual com a participação de 24 dirigentes da área dos estados e Distrito Federal. Esta foi a primeira de uma série de encontros que acontecerão daqui para a frente, toda segunda-feira. O objetivo é debater as candidaturas femininas para as eleições municipais deste ano, principalmente nas capitais. Vanessa Grazziotin, secretária da Mulher do PCdoB, esteve à frente dos trabalhos.

Nesta primeira reunião, as participantes ressaltaram a importância das iniciativas que a Secretaria Nacional da Mulher vem desenvolvendo no apoio às candidaturas femininas, tais como o curso que vem sendo realizado também online — a primeira aula foi no dia 30/07 e as próximas acontecem em 04/08 e 06/08.

Outra questão importante é que a Secretaria da Mulher criou um sistema de acompanhamento das candidaturas femininas, muito semelhante ao que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Organização, pelo qual dirigentes nacionais são escalados para acompanhar blocos de estados.

A iniciativa foi considerada um avanço importante pelas secretárias estaduais, que mostraram entusiasmo durante o encontro virtual. Para elas, esse sistema de acompanhamento contribui para a superação das dificuldades enfrentadas pelas candidaturas femininas em todos os partidos, situação resultante da própria condição feminina. Um dos obstáculos neste sentido é o fato de as mulheres ocuparem, socialmente, o papel de cuidadoras da família e da casa, condição que se acirrou durante a pandemia, no contexto do necessário isolamento social.

Durante a reunião, as dirigentes também destacaram a importância de o partido não apenas  atrair candidaturas femininas, mas também mantê-las frente às dificuldades comuns no âmbito financeiro e político.

Outra questão é a especificidade das candidaturas de mulheres, principalmente nas redes sociais. Foi apontado pelas secretárias que elas ainda têm muita dificuldade de conseguir um alcance significativo nesses ambientes virtuais, problema que precisará ser enfrentado considerando que a campanha de 2020 será bastante atípica, feita à distância, pelas redes, sem o corpo a corpo por conta das limitações sanitárias.

Também teve destaque o debate sobre a importância do apoio financeiro às candidaturas femininas, conforme estabelecido pelo Fundo Partidário, e já preconizado há muitos anos pelo PCdoB, que sempre valorizou a participação política das mulheres, o que vem garantindo grande representatividade feminina no partido. 

 

Leia também: PCdoB realiza primeira aula do curso para pré-candidatas 2020

 

Por Priscila Lobregatte