Schwarzenegger condenou as "mentiras e intolerância" trumpistas que se assemelham ao nazismo

O ator que já governou a Califórnia pelo Partido Republicano, o mesmo de Trump, comparou a ação golpista por um presidente em exercício de mandato ao triste episódio em que, obedecendo ordens de Hitler, os fascistas invadiram e vandalizaram diversos templos, escolas e lojas judaicas.

“Quarta-feira foi o ‘Dia dos Cristais’ aqui nos Estados Unidos. O vidro quebrado estava nas janelas do Capitólio. Mas a multidão não destruiu apenas as janelas. Eles quebraram as ideias que considerávamos certas. Eles não apenas derrubaram as portas do prédio que abrigava a democracia americana, também pisotearam os próprios princípios sobre os quais nosso país foi fundado”, disse Schwarzenegger.

O ator assinalou que nasceu na Áustria dois anos após o fim da 2ª Guerra Mundial e cresceu em meio ao impacto da noite dos cristais, a Kristallnacht, que denunciou como “uma noite de violência contra os judeus levada a cabo em 1938 pelo equivalente nazista dos Proud Boys” (grupo da extrema direita dos EUA). “Tudo começou com mentiras, mentiras e mentiras, e intolerância”, afirmou.

O intérprete do Exterminador do Futuro também criticou os integrantes do seu partido que se viram tirando proveito das mentiras de Trump, para dar um golpe fascista, inclusive ajudando a divulgá-las, o que acabou levando ao ataque contra o Congresso. Ele citou uma frase do presidente Theodore Roosevelt: “Patriotismo significa apoiar o país. Não significa apoiar o presidente.”

Expressando o repúdio generalizado à atitude de Trump, Schwarzenegger alertou que os americanos devem estar “cientes das terríveis consequências do egoísmo e do cinismo”.

“O presidente Trump é um líder fracassado. Ele entrará para a história como o pior presidente de todos os tempos. A coisa boa é que logo ele será tão irrelevante quanto um velho tuíte”, frisou.

“Agora, independentemente de sua filiação política, peço que se junte a mim para dizer ao presidente eleito: ‘Presidente eleito Biden, desejamos-lhe muito sucesso como presidente. Se você tiver êxito, nossa nação triunfará. Nós o apoiamos de todo o coração em sua busca para nos unir “, disse.

“E para aqueles que pensam que podem revogar a Constituição dos Estados Unidos, saibam disso: vocês nunca vão ganhar. Presidente eleito Biden, estamos com você hoje, amanhã e sempre na defesa de nossa democracia e [contra] aqueles que a ameacem”, concluiu o ator.