A Assembleia Geral de Sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aprovou na 72ª Reunião Anual da entidade, por unanimidade, no dia 23 de novembro, a “Carta da Cidade de Natal”.

O manifesto lembra com pesar os quase 170 mil brasileiros que tiveram suas vidas ceifadas pela Covid-19 e homenageia os profissionais da saúde, pesquisadores, técnicos, estudantes e trabalhadores que estão na linha de frente contra a pandemia ao longo de todos esses meses.

“O momento histórico demanda a superação do terraplanismo econômico que nos assola e que se promova um resgate do papel do Estado, essencial para estimular o desenvolvimento econômico e para a garantia dos direitos sociais dos brasileiros”, afirma a Carta da Cidade de Natal que recebeu, até então, o endosso de mais de 40 entidades e associações científicas e acadêmicas de todo o País. “Conclamamos os brasileiros e brasileiras para que se unam pela superação da grave crise sanitária, econômica e social que assola o País, em um Pacto pela Vida e pelo Brasil”.

Para as entidades científicas, “é essencial reverter o processo de desmonte do Sistema Nacional de CT&I resultante da redução drástica de recursos. É inaceitável que novos cortes sejam feitos para 2021 em um orçamento já tão reduzido. Os recursos para investimento no MCTI serão de R$ 2,7 bilhões, 34% menores do que os de 2020 e menos de um terço do valor de uma década atrás, o que afetará gravemente as instituições de pesquisa”.