Selfie do satélite chinês com Marte ao fundo

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA, sigla em inglês), publicou neste sábado uma série de novas fotos enviadas desde sua missão espacial a Marte, a Tianwen 1 incluindo selfies do próprio satélite chinês que orbita o planeta vermelho.

Para realizar a proeza, o satélite lançou uma câmera ao espaço. Uma outra imagem captada pelo satélite foi do planeta a partir do espaço no qual se vê gelo cobrindo o polo norte de Marte.

Uma outra imagem mostra uma planície avermelhada, esta última tirada pelo robô Zhurong que se desloca pela superfície marciana.

Neste primeiro sábado de 2022, o robô completa 224 dias em Marte, com vida útil bem maior do que a expectativa de três meses. Neste período ele já percorreu 1,4 km enviando informações inéditas sobre a superfície do planeta.

A missão não tripulada Tianwen 1 alcançou o planeta Marte em fevereiro de 2021. A finalidade do projeto é estudar a geologia e atmosfera, como também verificar a presença passada e atual de água no planeta. Até o momento os dois veículos já enviaram 540 gigabytes de dados para a Terra. Segundo Pequim os dois seguem em boas condições e vão seguir adiante em suas operações.