Pré-candidato do PCdoB a prefeito de São Paulo discursa aos camaradas na conferência

Centenas de militantes e lideranças comunistas participaram da Conferência Municipal do PCdoB da cidade de São Paulo que se realizou  neste sábado (9),  no Sindicato dos Eletricitários,  no bairro Liberdade, na capital paulista.

Em um clima de bastante animação, a plenária aprovou, por unanimidade, o projeto eleitoral partidário, como a pré-candidatura do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) à Prefeitura de São Paulo , além do lançamento de uma chapa completa de candidatos e candidatas à Câmara dos Vereadores. É a primeira vez que o PCdoB lança uma candidatura majoritária na maior cidade do país.

Na resolução aprovada pelos comunistas, eles lembram que há 9 milhões de eleitores à espera de “Novos rumos para São Paulo” – que é também o lema da pré-candidatura de Orlando Silva.

“Ao encabeçar, pela primeira vez em 98 anos, uma chapa majoritária à Prefeitura paulistana, o PCdoB vai se apresentar como alternativa aos setores progressistas, democráticos e populares da sociedade. Ousará, também, conquistar uma bancada na Câmara, capaz de atender às demandas deste tempo de resistência. Mandatos parlamentares são essenciais para participarmos de forma mais influente na luta política e no enfrentamento dos problemas de São Paulo”, destaca o documento aprovado.

A Conferência Municipal do PCdoB São Paulo também reiterou a tática eleitoral do Partido no país e conclamou o coletivo militante a assumir esse projeto: “fortalecendo o PCdoB, divulgando a pré-candidatura de Orlando e pavimentando nosso caminho de retorno à Câmara Municipal”.

Presenças

Além do deputado e presidente estadual do PCdoB, Orlando Silva, o encontro contou com a presença da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, dos secretários Fábio Tokarski (Organização) e Nivaldo Santana (Movimento Sindical) e do presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Líder da Minoria na Câmara e a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também participaram do evento.

A deputada estadual (SP), Leci Brandão também esteve na conferência.

 

Nova direção

Na parte final da programação, os conferencistas elegeram a nova direção municipal do PCdoB – a primeira em São Paulo a contar com os camaradas recém-egressos do Partido Pátria Livre.

Em sua página no Facebook os camaradas da cidade de São Paulo disponibilizaram um álbum com uma centena de imagens do evento, além da lista com os 75 camaradas que compõe a nova direção, com mandato até 2021.

Entre suas atribuições da nova direção, destaque para a eleição municipal de 2020. Além da pré-candidatura de Orlando Silva, serão mais de 80 lideranças candidatas à Câmara dos Vereadores. O projeto eleitoral busca ampliar a inserção do partido na cidade, fortalecer a identidade partidária junto ao povo e garantir a retomada da presença comunista no legislativo do município.