Sanders para Trump: "O Congresso não dará a você a autoridade para iniciar outra guerra desastrosa no Oriente Médio"

“Um ataque ao petróleo saudita não é um ataque à América”, afirmou o senador e pré-candidato a presidente dos EUA, Bernie Sanders, refutando declaração do secretário de Estado Mike Pompeo, durante visita na quarta-feira a Riad, de que o bombardeio das instalações petrolíferas sauditas no fim de semana passado constituiu um “ato de guerra”.

Sanders conclamou o Congresso dos EUA a barrar outra ‘guerra por petróleo’. “Se você quer uma guerra, venha ao Congresso para defender sua causa”, twittou Sanders, pré-candidato presidencial democrata em 2020. “Não permitiremos que você arraste o povo americano para outra catástrofe no Oriente Médio”.

Na segunda-feira, Sanders já contestara declaração do próprio presidente Trump, de que os EUA já estavam “carregados e de dedo no gatilho” e só aguardando definição da Arábia Saudita. “Sr. Trump, a Constituição dos Estados Unidos é perfeitamente clara”, tuitou o senador de Vermont. “Somente o Congresso – e não o presidente – pode declarar guerra. E o Congresso não dará a você a autoridade para iniciar outra guerra desastrosa no Oriente Médio apenas porque a brutal ditadura saudita disse para você”.

Sem apresentar quaisquer provas, o governo saudita acusa o Irã, com endosso de Pompeo. O ataque interrompeu metade do processamento de petróleo saudita para a exportação. As forças revolucionárias iemenitas, comumente referidas como ‘os houthis’ na mídia global, que defendem o país da agressão saudita desde 2015, assumiram oficialmente a autoria.

Teerã negou repetidamente qualquer envolvimento nos ataques. Em entrevista à CNN na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, disse que não sabe quem foi o responsável pelo incidente, que supostamente não resultou em vítimas.

“Não posso ter certeza de que eles fizeram isso porque acabamos de ouvir a declaração deles”, disse Zarif, referindo-se aos houthis. “Eu sei que não fizemos isso. Eu sei que os houthis fizeram uma declaração de que eles fizeram isso”

Zarif avisou que, embora o Irã não queira um conflito, qualquer ataque militar dos EUA ou da Arábia Saudita resultaria em “guerra total”.

“Faço uma afirmação muito séria sobre a defesa do nosso país. Estou afirmando muito seriamente que não queremos entrar em um confronto militar”, disse Zarif. “Mas não piscaremos para defender nosso território”.

No Twitter, Zarif postou o célebre vídeo de Pompeo, quando era diretor da CIA, se gabando de que “nós mentimos, nós fraudamos, nós roubamos”, numa síntese, ainda bastante incompleta, da ação da Agência.