Foto: divulgação

Com o objetivo de fortalecer a representatividade feminina, promover a paridade de gênero e o compromisso de estimular o debate sobre a participação política feminina para todo o país, a “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política” chega a Salvador, no Wish Hotel da Bahia, na próxima sexta (9) e sábado (10). O encontro, organizado pela Secretaria Nacional das Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), conta com diversos debates, oficinas e atividades culturais abertas ao público. 

O evento tem presença confirmada de diversas lideranças femininas, como a cientista baiana e doutora em patologia humana, Jaqueline Góes – reconhecida como uma das ’20 Mulheres de Sucesso do Brasil’ pela Forbes, a revista de negócios mais renomada do mundo. Estarão presente ainda: Alice Portugal, deputada federal do PCdoB-BA; Olívia Santana, deputada estadual do PCdoB-BA; Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais; Dani Costa, secretária nacional das Mulheres do PCdoB; Julieta Palmeira, ex-secretária de políticas para as mulheres da Bahia e assessora da FINEP; Aladilce Souza, pré-candidata a vereadora de Salvador; e Dona Nilda.

Para a deputada federal Alice Portugal, a caravana mostra a importância da mobilização política feminina como um mecanismo de representação feminina em espaços de poder: “A Caravana das Mulheres é um mecanismo político de mobilização feminina. A representação da mulher nos espaços de poder é primordial para sair da condição de sub-representação, necessitando de estímulos, formação e confiança para darmos o salto em direção a participação mais efetiva”, revela. 

A deputada continua: “É mais um momento em que preparamos as mulheres para enfrentarem as dificuldades, o machismo, a obstrução da participação da voz feminina nos espaços de poder. Portanto, mulheres, a luta! Participem da Caravana! Aguardamos todas para darmos as mãos, sem soltar uma das outras”.

De acordo com o Censo de 2022, o Brasil é majoritariamente feminino, com 51,5% do país composto por elas, o que representa 6 milhões a mais de mulheres. Mesmo que maioria, o Relatório Mundial sobre Desigualdade de Gênero de 2023 estima que serão necessários cerca de 162 anos para atingir paridade de gênero na política. Levando em consideração os dados anteriores, a Caravana surge como uma resposta frente a esses desafios de ocupar os espaços políticos. A atividade promove a multiplicação de conhecimentos e estratégias para potencializar o protagonismo social e a equidade. 

A enfermeira, ativista e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Aladilce Souza, destacou a importância da organização e mobilização das mulheres na luta por mais representatividade em Salvador: 

“A Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB não poderia ter sido mais feliz ao definir o tema dessa Caravana de Mulheres pelo Brasil: Um país com equidade e mais mulheres na política. Aqui em Salvador, a capital brasileira mais feminina, onde somos 54,4% da população, estamos lutando contra a sub-representação não só na política, mas em todos os espaços de poder e nos melhores postos do mercado de trabalho. Contem comigo para colocar as mulheres e nossas pautas no protagonismo que merecemos, reforçando a luta por políticas públicas voltadas para a emancipação e igualdade de gênero”.

Para Olívia Santana, deputada estadual e presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público da ALBA, o comprometimento com a transformação do sistema político, especialmente no que tange à participação e representação das mulheres, é fundamental: “Este sistema político é patriarcal, muito viril e violento. É uma fórmula, um modelo de fazer política draconiano, é um combate constante. Então, nós, mulheres inseridas neste espaço, estamos promovendo uma contracultura, estamos mudando as regras do jogo. Queremos a paridade, não seguir sendo o inusitado, a exceção”. 

Com a participação de especialistas em gênero, professoras, artistas, militantes, parlamentares, trabalhadoras e estudantes, as mulheres poderão desenvolver um debate acerca da criação de uma plataforma de políticas públicas destinadas a promover cidades democráticas, inclusivas e sustentáveis.

Programação

  • 09/08 – Sexta-feira

8h às 9h – Acolhimento das convidadas.
Local: Wish Hotel da Bahia.

9h às 9h30 – Mesa de abertura.
Convidadas(os): Élvia Magalhães (secretária de Mulheres do PCdoB BA), Dani Costa (secretária nacional das Mulheres do PCdoB), Geraldo Galindo (presidente do PCdoB BA).
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

10h às 12h – Oficina.
Tema: Posicionamento e imagem estratégica.
Oficineira: Cáren Cruz (comunicóloga). 
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

12h às 13h30 – Almoço 
Local: Restaurante Wish Hotel da Bahia.

13h30 às 15h30 – Debate
Tema: Mais mulheres na ciência: um diálogo urgente.
Mediadora: Dani Costa (secretária nacional das Mulheres PCdoB).
Convidadas: Jaqueline Góes (embaixadora do MCTI, biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora brasileira), Adriana Marmori (reitora da Universidade Estadual da Bahia-UNEB), Marilda Gonçalves (pesquisadora e diretora da Fiocruz), Alice Portugal (deputada federal PCdoB BA), Olívia Santana (deputada estadual PCdoB BA), Julieta Palmeira (assessora especial da Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP).
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

15h30 às 17h – Oficina.
Tema:  Legislação eleitoral, comunicação e prestação de contas.
Oficineiras: Sara das Mercês (advogada eleitoral), Nágila Rocha (secretária de Comunicação PCdoB BA), Aline Ferraz (advogada).
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

18h às 19h – Ato político.
Tema: Nós podemos! Mais mulheres na política!
Mediadora: Élvia Magalhães (Secretária de Mulheres do PCdoB BA).
Convidadas(os): Alice Portugal (deputada federal PCdoB BA), Olívia Santana (deputada estadual PCdoB BA), Ângela Guimarães (secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais-SEPROMI), Dani Costa (secretária nacional das Mulheres PCdoB), Luciana Tavares (vereadora de Lauro de Freitas), Wilmaci Oliveira (vereadora de Itabuna), Samehy Pataxó (vice presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres-CDDM).
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

19h às 22h – Atividade cultural.
Local: Bar Quintal Raso da Catarina. 

  • 10/08 – Sábado

9h às 11h – Debate.
Tema: Cidades democráticas, mais humanas e sustentáveis para as mulheres: posicionamento político e plataformas eleitorais. 
Mediadora: Aladilce Souza (candidata a vereadora do PCdoB Salvador).
Convidadas(os): Ró Valentin (candidata a prefeita São Francisco do Conde), Cecília Petrina (ex-prefeita de Itiúba).
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

11h às 11h30 – Apresentação de plataforma eleitoral para cidades democráticas, mais humanas e sustentáveis para as mulheres.
Temas: Saúde, Segurança, Trabalho, Educação, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e direito à Cidade, Cultura.
Convidada: Déborah Irineu (secretária de Formação PCdoB BA).
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

11h30 às 12h – Apresentação da Cartilha da Caravana Mulheres pelo Brasil.
Mediadora: Jéssica Baiano (Presidenta da UBM BA).
Convidada: Dani Costa (Secretária Nacional das Mulheres PCdoB).
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

12h30 às 13h30 – Almoço.
Local: Restaurante Wish Hotel da Bahia.

13h30 às 15h – Debate.
Tema: Enfrentamento à violência política de gênero: conceito e orientações legais.
Mediadora: Natália Gonçalves (Secretária de Mulheres PCdoB Salvador).
Convidadas: Renata Deiró (advogada da Comissão de Mulheres da OAB-BA), Janiere Portela (dirigente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia e chefe de cartório da capital). 
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

15h30 às 17h30 – Oficina.
Tema: Mídias digitais e mobilização social.
Oficineiras:  Natane Ferro (publicitária especialista em mídias sociais).
Local: Auditório Jade Wish Hotel da Bahia.

Para conferir a programação completa, acesse: https://mulher.pcdob.org.br/ 

__

(BL)