Lideranças comunistas baianas comemoram a pré-candidatura de Olívia Santana em Salvador

A deputada estadual Olivia Santana foi aprovada como pré-candidata do PCdoB para a prefeitura de Salvador nas eleições de 2020. A Conferência do Comitê Municipal se realizou no último sábado (9), na Faculdade de Arquitetura da UFBA.

O processo de construção da Conferência contou com 46 reuniões e participação de 1.276 filiados, que elegeram os 394 delegados e delegadas que participaram das votações e debates.

Pela manhã, um ato político marcado por uma expressiva participação da militância e de dirigentes comunistas reuniu artistas, intelectuais e parlamentares, além de lideranças de outros partidos, que foram manifestar apoio à candidatura da deputada.

O presidente municipal do PCdoB, Everaldo Augusto, lembrou dos problemas históricos de Salvador, que associou ao modelo de gestão que privilegia segmentos do poder econômico e como o imobiliário, esquecendo-se de quem trabalha e precisa de políticas públicas. “O povo não entra nas contas da prefeitura”, resumiu.

E defendeu alternância de poder: “É necessário, e o PCdoB sempre esteve disposto a isso desde a candidatura de Alice Portugal em 2016, apresentar um outro tipo de projeto de crescimento, de cidade sustentável e democrática.”

Nova direção municipal eleita. (Foto: Anderson Jamaica)

Olívia e a representatividade

Em seu discurso, Olívia questionou a ausência de uma candidatura negra em uma cidade com quase quinhentos anos e mais de 80% da população formada por negros.  “Como é que em uma cidade de quatrocentos e setenta anos nunca houve uma experiência como essa que o PCdoB está apresentando?”

E destacou a confiança do partido na sua capacidade de aglutinação em prol de um projeto coletivo. “Quando o PCdoB faz essa aposta, em um nome como o meu, não é para eu governar Salvador apenas para a população negra, é porque sabe que sou capaz de assumir o governo da cidade, de unir e integrar o conjunto das inteligências a favor de Salvador.”

Ampliação da Base

Vice-presidenta reeleita para a direção do partido, a vereadora Aladilce Souza destacou a importância de fortalecer a sigla. “Esta Conferência é estratégica para o PCdoB de Salvador, não é apenas para fazer mudança na direção ou avaliação da conjuntura. É para traçarmos planos e dizer para a sociedade que o Brasil precisa de um partido vivo, unido e entranhado nas luta do povo brasileiro.”

O presidente do PCdoB-BA, secretário estadual Davidson Magalhães, destacou a capacidade da deputada, pré-candidata à prefeitura da capital baiana. “Olívia representa uma Salvador que cuida da sua gente.” E falou também do papel dos demais líderes no fortalecimento e ampliação das bases. “Alice e Daniel têm uma tarefa muito importante, junto com os deputados estaduais e a direção do partido, de liderar um projeto em Salvador e na Bahia para ampliar a nossa base. Vamos arregaçar as mangas para fortalecer nossas candidaturas e construir uma frente política forte e vitoriosa.”

O Líder da bancada do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida, fez um balanço do cenário nacional e sinalizou a saída na cidade: “Precisamos dizer que Salvador tem a melhor alternativa, que mais expressa a cara da cidade, que é a candidata Olívia.”

Presente no encontro, a deputada federal Alice Portugal também defendeu a candidatura: “Pelo símbolo, combatividade e preparo que tem Olívia Santana, agora é ela!”

Votações e paridade de gênero

(Foto: Anderson Jamaica)

Na parte da tarde a militância foi convocada a debate e votar a eleição da direção que vai comandar o partido em Salvador no próximo biênio, com a manutenção do atual presidente; o projeto político para 2020; o documento e o regimento interno, todos aprovados por unanimidade. Partiu do plenário as indicações, com aprovação também por unanimidade, do nome da dirigente comunista histórica Loreta Valadares (1943-2004) para denominar a Conferência do PCdoB de Salvador e uma moção ao ex-presidente Lula pela liberdade da prisão política, ocorrida na véspera (8).

A direção cessante propôs ampliar o número de membros da direção, que passou de 46 para 64, com a obrigatoriedade de conter um percentual de 50% de cada gênero.

Participaram ainda da atividade a deputada federal e o dirigente do PSB, Lídice da Mata e Rodrigo  Hita, respectivamente; Ademário Costa, presidente municipal do PT; Carlos Martins, Secretário da SJDHDS; Magno Lavigne, do partido Rede; Dr. Breno Moreira, prefeito de São Sebastião do Passé e dirigente do PSD; Elias Ramos, da ANP; Maíra Azevedo; Alaíde do Feijão; Olival Freire (UFBA); Vicente Neto, diretor da Sudesb; Luiz Gavazza, diretor da Bahiagás; Amélia Marom, pró-reitora da UNEB; Natan Ferreira, presidente da UEB; Eldon Batista Neves, presidente da Unegro-Ba; Pascoal Carneiro, presidente da CTB-Ba; Kilson Melo, presidente da  FABS; Layane Cotrim, presidenta da UEB; Marianna Dias, presidenta da UJS-Ba; entre outros.