Foto de Erekat é erguida por criança durante funeral do secretário-geral da OLP em Jericó

Além da multidão que participou do adeus a Saeb Erekat, secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP) e negociador-chefe palestino desde os acordos de Oslo firmados pelo líder histórico palestino, Yasser Arafat e o primeiro-ministro israelense – assassinado em Tel Aviv pouco depois do início da retirada israelense dos territórios palestinos ocupados – Itzhaq Rabin, líderes políticos dos mais diversos países incluindo o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres e o ministro do Exterior do Vaticano, arcebispo Paul Gallagher, dirigentes da Rússia, Turquia, Inglaterra, Alemanha, bloco socialista-democrata do Parlamento Europeu, do Egito, da Jordânia e do Líbano, além do presidente da Palestina Mahmud Abbas.

“Hoje nós lamentamos a perda de um colega querido e um patriota palestino; alguém que amou a vida e lutou duro para assegurar uma vida de liberdade para si e seu povo. Pessoalmente, eu choro a perda de um amigo e um colega com quem eu trabalhei desde os anos 1980 na busca do inegociável direito a uma vida com dignidade, justiça, liberdade, livre da brutalidade da dominação israelense e da ocupação militar”, afirmou a líder da delegação palestina aos primeiros encontros com a delegação israelense em Madri, diplomata e deputada Hanan Ashrawi, logo após o falecimento de Erekat por complicações devido a ter contraído o Covid-19.

“O Dr. Saeb dedicou a vida a serviço da causa do povo palestino. Ele tomou parte em muitos marcos históricos ao longo da luta de nosso povo povo por libertação. Dr. Erekat será lembrado por sua infatigável dedicação e compromisso em alcançar a paz e a liberdade para o povo palestino. Seus colegas, o povo palestino e muitos em todo o mundo sentirão sua falta”, acrescentou a líder palestina.

Conforme destacou o secretário-geral da ONU, foi uma grande perda para os amantes da paz e os que almejam uma justa solução do conflito que flagela a região há anos através da justiça e do reconhecimento dos justos direitos do povo palestino: “Estou profundamente entristecido com a morte do Dr. Saeb Erekat…Sou grato por ter conhecido o Dr. Erekat e por ter podido chamá-lo de meu amigo. Ele era dedicado à busca da paz, da justiça, da dignidade e dos direitos legítimos dos palestinos à autodeterminação, soberania e Estado. Agora é hora de continuarmos seu trabalho crucial e pôr fim ao conflito que afetou tragicamente a vida de tantos. Eu reitero meu próprio compromisso assim como o da ONU em apoiar todos os esforços para trazer as partes a se encontrarem para que se alcance a esperada – há tão longo tempo – Solução dos Dois Estados com Israel e Palestina vivendo lado a lado em paz e segurança”.