Para reforçar a política de contenção da disseminação da Covid-19 na Rússia, o presidente Vladimir Putin anunciou na quinta-feira (2) a extensão até o dia 30 de abril, do que fora inicialmente uma semana de folga remunerada para todos os trabalhadores não-essenciais.

O líder russo convocou o povo seguir a orientação do governo e das autoridades médicas e ressaltou que é dever de cada um velar para se manter com saúde.

O país está se preparando para um aumento rápido no número de contágios e de mortes. Moscou e outras regiões já estão sob quarentena, e o decreto de Putin determina que cada uma das regiões da federação, que integram o maior país do mundo, adotem as medidas necessárias para garantir a contenção da covid-19.

No início da semana, o prefeito de Moscou, Sergey Sobayanin, tornou obrigatória para todos os residentes a orientação de “ficar em casa”, para todas as faixas etárias.

Só é permitido deixar a residência em caso de necessidade, havendo multa para os infratores e a polícia está autorizada a interpelar quem estiver na rua. Locais públicos, incluindo museus, teatros e parques estão fechados.

Já são 4.149 casos confirmados na Rússia, em 78 regiões, com 34 mortes e 281 altas – mais da metade dos contágios ocorre em Moscou. Nas últimas 24 horas, dos 601 novos casos, 448 são da capital russa, quase a metade deles com menos de 45 anos.

Putin também orientou o governo a aumentar a produção de equipamentos de proteção individual e de desinfecção, e a garantir a criação de novos sistemas de teste para diagnósticos e de vacinas para a prevenção da covid-19

As decisões foram anunciadas em discurso em rede nacional, que transcrevemos a seguir.

Está se encerrando a semana de licença declarada na Rússia. Ao mesmo tempo, médicos, enfermeiros e todos os funcionários das instituições médicas continuam trabalhando em um regime tenso.

É muito difícil para todos eles agora. Nos hospitais e departamentos de doenças infecciosas e em todos os locais os trabalhadores médicos contêm a epidemia que se aproxima: tratam, salvam pessoas e evitam o aparecimento e o desenvolvimento da doença.

Estou certo de que todos os cidadãos do país unirão suas vozes de sincera gratidão aos nossos trabalhadores médicos.

Os funcionários de outras áreas vitais para o país e a sociedade também estão cumprindo seu dever atualmente. Também gostaria de agradecer sinceramente a todos, sem exceção.

E, é claro, agradecer aos voluntários, pessoas que cuidam de todos os cidadãos, que perceberam a luta contra a epidemia como uma responsabilidade pessoal sua, cumprindo rigorosamente as recomendações das autoridades e especialistas médicos, cuidando de si mesmos, da saúde de parentes e amigos e da segurança de todos.

A semana de folga anunciada em todo o país, bem como o regime de autoisolamento em vigor para os moradores de muitas regiões, nos permitiram ganhar tempo para ações proativas, mobilizando todas as autoridades, construindo os recursos do sistema de saúde para lidar com a epidemia da maneira mais eficiente possível, usando nossa própria experiência e as melhores práticas de outros países.

O que considero ser de fundamental importância: como um todo, até o momento temos sido capazes de proteger os idosos de uma ameaça séria e de evitar um surto da epidemia em jardins de infância e escolas, universidades e outras instituições de ensino.

Naturalmente, surge a pergunta sobre o que precisa ser feito a seguir, quais serão nossas decisões. Enfatizo: aceitando-as, precisamos entender que a ameaça persiste. Segundo os virologistas, o pico da epidemia no mundo ainda não foi ultrapassado, inclusive em nosso país.

A esse respeito, decidi estender o dia de folga até o final do mês, ou seja, até 30 de abril, inclusive. Enfatizo – mantendo os salários para os empregados.

No entanto, a situação está mudando e, em diferentes regiões, e nos distritos e municípios, também se desenvolve de maneira diferente. Temos um país grande, muito grande, com densidade populacional diferente, existem áreas da federação onde o coronavírus já criou uma séria ameaça para as pessoas, por exemplo, em Moscou, onde ainda não é possível mudar a maré, apesar das medidas tomadas pelas autoridades federais e municipais. E há regiões que – infelizmente cada vez menos – onde ainda não foi observado, graças a Deus, nem um único caso da doença.

Portanto, em alguns lugares devem ser observadas restrições mais rigorosas e, em outros lugares, basta por agora a manutenção de alta prontidão. Essas questões devem ser consideradas.

Para isso, os chefes dos entes da Federação receberão, de acordo com meu decreto, poderes adicionais. Até o final desta semana, eles terão de determinar um conjunto específico de medidas preventivas ideais para seus territórios, tanto em termos de garantia de saúde, segurança humana quanto na sustentabilidade da economia e da infraestrutura essencial.

Ou seja, repito, as próprias regiões, amplamente baseadas na situação objetiva, decidirão qual regime será instituído no ente da Federação ou nos municípios, de acordo com o decreto do Presidente da Rússia, e quais instituições e organizações devem suspender suas atividades e quais podem continuar com rigorosa segurança dos cidadãos.

Acrescento que, como antes, autoridades, empresas com produção contínua, instituições médicas e farmácias, mercados, todos os serviços de suporte à vida, funcionarão.

Caso haja necessidade de restrições adicionais para empresas sistemicamente importantes, bem como para organizações científicas e educacionais, as regiões serão obrigadas a coordenar essa decisão com o governo federal.

Hoje, é extremamente importante garantir a interação entre os diferentes níveis de governo: federal, regional, municipal. Portanto, o governo instruiu seus representantes autorizados nos distritos federais a coordenarem estreitamente o trabalho das regiões. Todas as informações devem ser encaminhadas ao conselho de coordenação do governo da Federação Russa para a luta contra o coronavírus, processadas localmente, analisadas e levadas em consideração na tomada de decisões.

E, é claro, as ações das autoridades regionais devem ser coordenadas com os serviços sanitários e epidemiológicos. O principal critério incondicional é a saúde e a segurança dos cidadãos russos.

Levando em conta o desenvolvimento da situação, tomaremos decisões adicionais e, se a situação permitir, ajustaremos o período anunciado de dias não-úteis no sentido de sua redução.

Quero ainda enfatizar que, ao implementar medidas para combater a epidemia, não devemos esquecer o quanto é importante manter empregos e renda dos cidadãos. Essa é uma prioridade comum para o governo, regiões e empresas. Uma economia eficiente e estável está no centro da solução de nossas principais tarefas, inclusive no setor de saúde.

Caros cidadãos da Rússia! Peço que continuem extremamente atentos às determinações das autoridades e às recomendações de médicos e especialistas para proteger a si e a seus entes queridos.

Extremamente importante, em alguns casos decisivos, foram e continuam sendo nossa responsabilidade comum e mútuo apoio. Mesmo o curto período desta semana mostrou que, quando entendemos a complexidade da situação, conseguimos reduzir os riscos. Estou certo de que continuaremos a agir da mesma maneira coordenada e confiável. E o mais importante – à frente da curva. Obrigado pela atenção. Fiquem com saúde”.