Presidente russo homenageou os 75 anos da vitória das tropas aliadas sobre os nazistas, durante desfile militar na véspera de referendo constitucional. Foto Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recordou nesta quarta-feira (24) o sacrifício soviético e a dívida que o mundo ainda tem com a União Soviética, 75 anos depois da derrota nazista. A declaração foi dada no início de um desfile militar dominado pelo patriotismo. Putin presidiu o evento, que reuniu de 14 mil militares na Praça Vermelha de Moscou.

Diante das tropas, com uniformes cerimoniais, o presidente russo homenageou os 75 anos da vitória das tropas aliadas sobre os nazistas na Europa na 2ª Guerra Mundial. Na entrada do desfile, voluntários entregavam máscaras e luvas para aqueles que chegaram à Praça Vermelha e orientavam que todos se sentassem a dois lugares de distância.

Em discurso patriótico, mas conciliador, Putin evitou críticas aos países ocidentais, os quais acusa de tentar minimizar, com fins políticos, o papel soviético na derrota do nazismo. “É difícil imaginar como seria o mundo se o Exército Vermelho não tivesse saído para defendê-lo”, afirmou. “Os soldados soviéticos libertaram os países da Europa dos invasores, deram fim à tragédia do Holocausto e salvaram o povo da Alemanha do nazismo – essa ideologia mortal.”

Em sua única referência ao mundo contemporâneo, Putin defendeu a unidade da comunidade internacional para enfrentar os desafios atuais. “ Compreendemos que é importante reforçar a amizade, a confiança entre os povos, assim como a abertura de um diálogo e uma cooperação sobre as questões atuais que estão na agenda internacional”, afirmou.

O evento – uma tradição nos tempos da União Soviética que foi resgatada por Putin – deveria ter ocorrido no dia 9 de maio, dois dias depois do aniversário de 20 anos de sua primeira posse presidencial. Mas a pandemia do novo coronavírus adiou a cerimônia para esta quarta-feira.

O Dia da Vitória, no qual Moscou exibe tanques, mísseis, sistemas antiaéreos e aviões, é uma oportunidade para celebrar o fim da 2ª Guerra Mundial e para ressaltar o retorno da força política e militar da Rússia no cenário internacional.

Com informações do O Globo