O fabricante russo da Sputnik V disse que a UE deve se pronunciar sobre o pedido em fevereiro

A Rússia solicitou às autoridades reguladoras da União Europeia (UE) o registro da vacina russa contra o Covid-19, Sputnik V, e espera que o processo seja analisado em fevereiro, anunciou o Fundo Russo de Investimento Direto (FIDR) na quarta-feira (20).

O Fundo indicou em comunicado que na véspera os especialistas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) realizaram uma consulta científica com os desenvolvedores do Sputnik V, na qual participaram mais de vinte especialistas e cientistas.

“As recomendações baseadas no debate serão enviadas aos responsáveis pela vacina Sputnik V nos próximos 7 a 10 dias”, disse o FIDR.

Até o momento, a Sputnik V está registrada na Rússia, Bielo-Rússia, Sérvia, Argentina, Bolívia, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai, Turcomenistão e Cazaquistão. E deve iniciar sua produção na Coreia do Sul, China, e Índia, países que poderão produzir cerca de 350 milhões de doses desse medicamento no decorrer de 2021.

O FIDR informou ainda que na sexta-feira (22) a Organização Mundial da Saúde (OMS) dará início aos procedimentos para a apresentação preliminar do pedido de registro desse imunizante.

A Rússia, onde a campanha de vacinação em massa com o Sputnik V começou no dia 18, espera vacinar 70 milhões de pessoas antes do meio do ano, informou o ministro russo da Indústria e Comércio, Denis Manturov. Ele avalia que “para formar imunidade de rebanho é preciso vacinar 60% da população adulta, ou seja, 68,6 milhões de pessoas”.

“Em conjunto com as farmacêuticas, traçamos um plano até junho. Isso nos permite atender plenamente a demanda do sistema de saúde. São 70 milhões de doses que devem ser fornecidas às regiões para aplicação”, afirmou à rede de rádio Vesti FM.

Além disso, o ministro lembrou que a partir de fevereiro terá início a produção em massa da vacina EpiVacCorona, desenvolvida pelo centro científico siberiano Véktor, que é subsidiário da Agência Russa de Defesa do Consumidor (Rospotrebnadzor). “Isso vai aumentar a capacidade de vacinação”, disse ele.

Segundo dados do centro operacional de combate ao coronavírus, a Rússia atingiu 3.633.952 casos de Covid-19 na terça-feira (19), após registrar 21.152 novos contágios.

Esse número coloca a Federação Russa em quarto lugar no mundo em número de infecções, atrás dos Estados Unidos, Índia e Brasil.