Vice-chanceler Riabkov: “A porta está aberta para restaurar o tratado mas não vamos esperar para sempre”

O governo da Rússia anunciou estar pronto para regressar ao tratado de monitoramento mútuo aéreo ‘Céus Abertos’ (‘Open Skies’ em inglês), se os Estados Unidos fizerem o mesmo, ressalvando que não esperará para sempre pela decisão norte-americana.

“Deixamos a porta aberta. Mas os nossos parceiros em Washington e em outras capitais da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] devem entender que não vamos esperar para sempre”, disse na terça-feira (16) o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, à agência de notícias Ria Novosti.

Segundo o ministro, o processo de retirada do tratado iniciado por Moscou ainda está em andamento e poder ser superado, caso os Estados Unidos informem ao governo russo da intenção de voltar “às disposições do acordo”, registrou a agência de notícias France Press (AFP).

O tratado ‘Céus Abertos’ entrou em vigor em 2002, originalmente com 35 países signatários, contribuindo de forma significativa para a diminuição das tensões, especialmente no teatro europeu. O tratado permite vôos mútuos monitorados para controle de movimentos militares e instalações estratégicas dos países signatários.

A Rússia retirou-se o ano passado do tratado “Céus Abertos”, após a saída norte-americana ordenada pelo anterior presidente, Trump, que rasgou vários outros acordos internacionais. O novo governo Biden nas últimas semanas reverteu várias dessas medidas de Trump, assinando a prorrogação do tratado de limitação de armas nucleares estratégicas Start III (com a Rússia) e retornando os EUA à Organização Mundial da Saúde (OMS) e ao Acordo do Clima de Paris.