Presidentes Putin, Raisi e Erdogan reunidos em Teerã

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, do Irã, Seyyed Ebrahim Raisi, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, condenaram os ataques realizados por Israel contra a Síria e sua população civil e a pilhagem de petróleo realizada pelos Estados Unidos.

Eles apontaram que os recorrentes ataques são “uma violação do direito internacional, dos direitos humanos, da soberania e da integridade territorial da Síria”.

Os três se reuniram em Teerã, capital do Irã, na terça-feira (19).

“Reafirmamos a necessidade de respeitar as decisões jurídicas internacionais universalmente reconhecidas, incluindo as disposições das resoluções relevantes da ONU que rejeitam a ocupação” do território Sírio.

Os presidentes acreditam que as ações de Israel são “desestabilizadoras” e criam uma “tensão crescente na região”.

Eles também “manifestaram a sua oposição à apreensão e transferência ilegal de receitas petrolíferas que deveriam pertencer à Síria”. Os saques de petróleo e grãos estão sendo realizados pelos Estados Unidos nas regiões que permanecem ocupando com tropas invasoras norte-americanas.

Putin, Raisi e Erdogan ainda falaram que estão determinados “em continuar a luta conjunta contra o terrorismo em todas as suas formas e manifestações”, ressaltando que bandos terroristas ainda continuam agindo em algumas regiões da Síria, especialmente no norte. Seus “ataques a alvos civis resultam na morte de pessoas inocentes”.

“A conquista da estabilidade e segurança nesta região só é possível com base no respeito pela soberania e integridade territorial do país e decidimos coordenar os nossos esforços nesse sentido”, anunciaram os presidentes.