Míssil Tsirkon é lançado a partir de submarino submerso

Armas hipersônicas intercontinentais já estão em serviço na Rússia, disse o presidente Vladimir Putin em conferência na Semana da Energia da Rússia. Ele também se deteve sobre as armas hipersônicas que os EUA começam a anunciar.

“Mach 3 [3.675 km/h] é o que está sendo desenvolvido nos EUA, e até um pouco mais. Os nossos sistemas voam a uma velocidade superior a Mach 20 [cerca de 24.480 km/h]. Não são simplesmente hipersônicos, são mísseis intercontinentais. É uma arma muito mais séria, e elas já estão em serviço na Rússia”, afirmou o presidente russo.

Putin acrescentou que sistemas semelhantes estão sendo desenvolvidos por outros países e estarão em futuro próximo à disposição dos exércitos mais desenvolvidos tecnologicamente.

O líder russo observou também que seu país está pronto para realizar negociações com os EUA sobre a redução dos armamentos ofensivos, levando em consideração a existência de armas altamente tecnológicas.

“Gostaria salientar que, tendo estes sistemas, e ultrapassando pela primeira vez os nossos principais concorrentes em sistemas de armas de alta tecnologia, neste caso os EUA, nós não abusamos, não ameaçamos ninguém. Além disso, estamos prontos para negociar a redução das armas ofensivas e, partindo do interesse dos parceiros americanos, estamos prontos a considerar que possuímos tais sistemas, e de uma forma ou outra ter isso em conta no processo de negociação”, disse o líder russo.

Na semana passada, a Marinha da Rússia conduziu pela primeira vez testes do míssil hipersônico Tsirkon a partir de um submarino nuclear submerso. O lançamento, contra um alvo convencional, foi realizado nas águas do mar de Barents a partir do submarino Severodvinsk.