Rússia e Ucrânia renovam contrato de trânsito de petróleo por 10 anos

A Rússia e a Ucrânia resolveram renovar por mais dez anos o atual contrato de fornecimento de petróleo russo para a Europa via território ucraniano.

A informação foi confirmada nesta terça-feira (3) pela sociedade ucraniana de transporte de petróleo, a Ukrtransnafta. O contrato com a russa Transneft tem validade de 1 de janeiro de 2020 a 1 de janeiro de 2030.

De acordo com comunicado da companhia ucraniana, os princípios básicos da cooperação entre as duas empresas permanecerão os mesmos.

Mas também faz menção a um “contrato adicional” para atualizar disposições, o que “garante a operação segura e sustentável do sistema de transporte de petróleo da Ucrânia a longo prazo” para a Europa e “fornece uma fonte de renda estável a longo prazo para a Ukrtransnafta”.

De acordo com analistas da S&P Global Platts citados pela AFP, o trânsito de petróleo russo para a Europa em 2018 foi de 13,3 milhões de megatoneladas, comparado a 13,9 milhões em 2017, o que representa uma queda de 4,3%. A pequena queda de volume se deveu a duas breves interruções no primeiro semestre.

Do ponto de vista político, implica em algum nível de normalização das relações entre Moscou e Kiev, pós-governo Poroshenko.