Russian President Vladimir Putin meets with Indian Prime Minister Narendra Modi on the sidelines of the Shanghai Cooperation Organisation (SCO) summit in Bishkek on June 13, 2019. (Photo by Grigory SYSOYEV / SPUTNIK / AFP)

Vladimir Putin destacou a importância da saída da dependência do dólar com a intensificação do uso das moedas nacionais nas transações comerciais entre seu país e a Índia.

«Consideramos que a introdução da prática de usar moedas nacionais em nossos acordos é um componente chave do trabalho com nossos sócios indianos, pois pode garantir a simplificação das transações interbancárias, ajudando a Índia a se unir ao sistema de transferência de mensagens financeiras do Banco da Rússia”, afirmou o presidente russo.

O comércio entre a Rússia e a Índia, que cresceu 17% o ano passado, alcançando o equivalente a 11 bilhões de dólares e tem um enorme potencial para um crescimento maior ainda, como destacou Putin.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acordou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, intensificar a colaboração nos marcos dos mecanismos Rússia- Índia-China, segundo consta da declaração conjunta, dos dois líderes, difundida após a 20ª cúpula bilateral do Foro Econômico Oriental (EEF) no qual ambos participam. O EEF se realizou em Vladivostok, cidade na costa do Pacífico russo.

“Foram firmados uma série de documentos bilaterais importantes nas esferas do comércio e investimento, indústria, das relações técnico-militares e da educação e cultura”, assinalou Putin após reunir-se com Modi, na quarta-feira, dia 4.

Os dois presidentes planejam «promover, de maneira consequente, enfoques comuns em relação aos problemas atuais das agendas global e regional, com especial atenção ao compromisso com o direito internacional, a luta contra as sanções unilaterais, assim como contra o terrorismo e as novas ameaças e desafios».

A Rússia é um dos destacados sócios da Índia em energia nuclear e está preparada para desenvolver ainda mais sua cooperação, com pelo menos 12 unidades de energia nuclear com construção planejada nos próximos 20 anos.

A construção das quatro unidades de energia da central nuclear localizada na cidade de Kudankulam está «progredindo com êxito. Duas unidades da central já estão funcionando em modo operativo, enquanto que as unidades terceira e quarta estão atualmente em construção”, informou Putin.

O primeiro-ministro Modi afirmou que a Índia está interessada em unir-se aos projetos energéticos da Rússia no Ártico. «A Índia está pronta para jogar um papel importante no Conselho do Ártico», frisou.

Os dois países também consideram a possibilidade de transportar petróleo através de uma rota do Mar do Norte.

Putin e Modi disseram que esperam que o faturamento comercial entre a Rússia e Índia triplique até 2025, atingindo os 30 bilhões de dólares.