Estender o START III é "a principal questão da agenda bilateral", diz Peskov, porta-voz russo

Rússia e Estados Unidos mantêm “contatos enérgicos” para prorrogar o tratado de limitação de armas nucleares START III, que expira em 5 de fevereiro, anunciou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, na terça-feira (26). “Estão sendo realizados contatos enérgicos porque resta cada vez menos tempo antes de expirar o acordo”, disse Peskov à imprensa.

Esses contatos e os “esforços enérgicos são necessários para finalizar a extensão” do último grande acordo de redução e limitação de armas entre antigos rivais da Guerra Fria, afirmou. A prorrogação do acordo é “a principal questão da agenda bilateral” e “é do interesse de ambos países, assim como do mundo inteiro”, acrescentou Peskov.

Assinado em 2010 – quando Joe Biden era o vice de Barack Obama, o tratado START III limita os arsenais da Rússia e EUA a um máximo de 1.550 ogivas para cada um, o que significa uma redução de quase 30% em comparação com o limite anterior estabelecido em 2002.

Também limita o número de lançadores e bombardeiros pesados para 800 – o que ainda é suficiente para destruir a Terra várias vezes.

A Rússia vinha colocando a prorrogação do último tratado que limita o arsenal nuclear como “prioridade máxima”, mas havia esbarrando na intransigência e desvario do governo Trump, que fez exigências descabidas, depois de se retirar do Tratado INF de limitação de armas nucleares intermediárias no teatro europeu e do Tratado dos Céus Abertos, de vôos mútuos de reconhecimento.

No empenho de manter o START III, o presidente Putin havia aceitado até mesmo a prorrogação por um ano, o que Trump também recusou. A possibilidade de prorrogação por mais cinco anos já faz parte do tratado, bastando que as duas partes queiram.

A manifestação de Biden, um dia após sua posse, favorável à prorrogação do tratado por cinco anos, permitiu a retomada das negociações, embora o prazo seja extremamente apertado.