Nebenzya, representante da Rússia no Conselho de Segurança da ONU - UN News

“O objetivo dos Estados Unidos é manter os terroristas na Síria”, denunciou o representante da Rússia no Conselho de Segurança da ONU, Vassily Nebenzia, em sua intervenção, na sessão do dia 31 de julho.

Na avaliação do representante russo, o que os norte-americanos “querem é preservar a presença dos terroristas em Idlib para usá-los como instrumento contra as legítimas autoridades sírias”.

ACUSAÇÕES MENTIROSAS

Segundo Nebenzia, para isso disseminam acusações mentirosas de que, no combate aos terroristas que permanecem encrustados na província de Idlib, último território sírio ainda não totalmente liberado, civis estão morrendo devido a ataques russos e do exército sírio.   “Assim é sempre que um enclave terrorista está para ser erradicado. Foi assim na luta pela libertação da Alepo Oriental e também na libertação da Ghouta Oriental”, afirmou.

“O que deveria preocupar este Conselho é a intensa atividade dos terroristas do bando “Hayat Tahrir al-Sham”, que atacam a população civil e a faz vítima de provocações criminosas, alertou o representante russo. “Chamo a atenção de que estes mercenários estão elevando sua capacidade militar, através da chegada de meios estrangeiros, isto é, aeronaves e lançadores de foguetes”.

Nebenzia citou como exemplo as denúncias divulgadas pelo chamado Observatório Sírio dos Direitos Humanos, com sede na Inglaterra, de que no dia 22 passado aviões da Força Aérea da Rússia bombardearam as proximidades do mercado Al Khal, na cidade de Maaret al-Numan, em Idlib, deixando dezenas de civis mortos. Apresentando fotografias de satélites do mercado, o representante russo e questionou: “Como pode ser visto nestes quadros, o mercado alegadamente destruído permanece intacto e funcionando como de costume”.

“É lamentável que representantes de alguns países, mais uma vez, acatem mentiras espalhadas pelos terroristas, acreditem em suas falsificações e informações não verificadas para seguir com acusações sem substância”, acrescentou.

O representante russo informou ainda que “a verdade é o inverso. Tais terroristas apoiados pelos Estados Unidos além de amedrontarem a população de Idlib, usam a infraestrutura local, incluindo unidades médicas, para fins militares e fazem de pessoas pacíficas escudos humanos”.

______________________