Lote da Sputnik V em preparo para exportação (Mint)

O Egito registrou a vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V, anunciaram hoje as autoridades da Rússia. Com esta decisão, o Egito tornou-se o 35º país a autorizar o uso da vacina russa contra o novo coronavírus.

“O Egito é o país mais populoso do Médio Oriente. E a inclusão da vacina Sputnik V no portfólio nacional de vacinas demonstra confiança na sua natureza, segurança e eficácia”, disse o diretor geral do Fundo Direto de Investimento da Rússia, Kiril Dmitriev, em comunicado.

Além da Rússia, a Sputnik V já foi registrada na Argentina, México, Hungria, Sérvia, Bielorrússia, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Irã, Líbano, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai, Turcomenistão, Armênia, Guiné-Conacri, Tunísia, Nicarágua e Cazaquistão, entre outros países.

Já são três as vacinas russas contra a Covid-19: Sputnik V, EpiVacCorona e CoviVac. Cientistas russos também iniciaram testes clínicos da Sputnik Light, uma vacina de dose única com eficácia estimada em 85%, um pouco abaixo do nível de eficácia da Sputnik V, estimado em 91%.

A eficácia e segurança da Sputnik V foram ressaltadas por análise da mais conceituada revista médica do mundo, The Lancet, e a vacina russa tem a vantagem de ser mais barata e de uso mais fácil, por poder ser guardada em refrigerador comum.

Com mais de 100 milhões de habitantes, o Egito iniciou a vacinação contra a Covid-19 no dia 24 de janeiro, com as vacinas da AstraZeneca e da Sinopharm (farmacêutica chinesa).

O país registrou oficialmente até agora mais de 179 mil casos de Covid-19 e mais de 10 mil mortos. Autoridades acreditam que o número real de contágios seja maior.

No mundo inteiro, já são mais de 112 milhões de pessoas vítimas da pandemia de Covid-19, e pelo menos 2,48 milhões de mortes.