Rubens Júnior é pré-candidato do PCdoB à prefeitura de São Luis

Na noite desta quinta-feira (18), o pré-candidato do PCdoB à prefeitura de São Luís, Rubens Jr, deu continuidade à iniciativa de encontros em suas redes sociais, intitulada “Diálogos por São Luís”. Nesta edição, a educação foi o tema. O deputado federal licenciado debateu com Nádya Dutra, Milka Meireles da Silva e Altemar Lima,  profissionais com larga experiência na área.

Buscando um debate sobre a educação da capital maranhense, Rubens lembra de outro fato do dia. A queda de mais um ministro e coincidentemente, o responsável pela pasta de educação no Brasil, tornou ainda mais importante a discussão. Mostrando-se o oposto das práticas do governo federal, o pré-candidato mostrou que é possível chegar ao ensino de qualidade em São Luís, por boas ideias.

Rubens deixa muito claro o seu posicionamento em favor dos que mais precisam, quando cita que o real papel da educação, como modificadora de vidas. “É através dela que a gente permite que haja desde ascensão, quanto a valorização das pessoas”, pontuou.

O ponto que chama atenção é referente aos dados educacionais em nossa capital. Com uma infraestrutura defasada, a rede municipal certamente terá uma atenção especial. Hoje, 1 em cada 3 escolas não possui biblioteca, 70% são desprovidas de laboratórios de informática, 60% não têm quadra esportiva, e entre outros problemas estruturais, contamos com a baixa capacitação dos professores. E nesse ponto, o deputado licenciado foi bastante enfático: “Se não capacitarmos nossos professores, como que teremos alguns avanços nos resultados da educação da cidade de São Luís?”, indagou Rubens.

Com o diagnóstico de alguns dos déficits da área, o pré-candidato apresentou algumas propostas iniciais para educação, visando acima de tudo, garantir que este direito chegue a todas às crianças matriculadas na rede municipal. A primeira delas, visa tratar de forma individualizada cada aluno, desde os que possuem baixo rendimento escolar que merecem uma atenção especial, bem como às crianças excepcionais. Rubens cita ainda uma receita de sucesso que foi implementada pelo Governo do Maranhão (em que ele foi Secretário das Cidades), na gestão do governador Flávio Dino, que são às escolas em tempo integral.

Pensando em uma educação que mude vidas e melhores os cidadãos, Rubens comenta sobre mais outra ideia que, apesar do caráter inicial, já indica que a educação será um importante eixo de sua gestão com ideias inovadoras. “A escola não pode ser uma adaptação eterna. Pega um prédio, bota um quadro e chama de ‘escola’. Não dá mais de ser isso! A escola tem que ser planejada como um espaço que tenha o objetivo de desenvolver todas as atividades pedagógicas”, afirmou.

A construção de escolas modelos com estrutura necessária, com a disponibilização de internet, biblioteca, laboratórios, quadras esportivas e espaços lúdicos servindo toda a comunidade, começando pelas regiões mais pobres da cidade de São Luís, é um ponto chave defendido por Rubens. “A escola tem que ser o ponto de referência da sociedade, ali está o nosso futuro”, finalizou o pré-candidato.