O portal da Câmara dos Deputados fez um levantamento dos parlamentares que mais apresentaram proposições legislativas no ano de 2017. A pesquisa revelou que o deputado, vice-líder do PCdoB na Câmara, Rubens Pereira Júnior foi o parlamentar maranhense mais atuante. Durante todo o ano, o deputado foi também o que mais relatou projetos entre todos os eleitos pelo estado para o mandato federal.

Rubens Jr foi autor de 35 proposições, entre Projeto de Lei (PL), Projeto de Lei Complementar (PLP), Proposta de Emenda a Constituição(PEC), Projeto de Decreto Legislativo (PDC) e Projeto de Resolução (PRC). Já Weverton Rocha (PDT), que ocupa a segunda posição, apresentou 22 projetos. Em terceiro, ficou Vitor Mendes (PSD), com 18 proposições.

No ranking de relatorias, Rubens Jr mantém a liderança, com 76 projetos. Em seguida, está Hildo Rocha, com 73. O terceiro lugar ficou Aluísio Mendes, com 11 relatorias em todo o ano de 2017.

Sobre o relatório de produtividade dos parlamentares maranhenses na Câmara dos Deputados, Rubens Jr se disse muito feliz com os resultados do mandato que foi eleito para exercer. “Entendo que isso não é nenhum mérito, e sim, o cumprimento de uma obrigação. Mas reconheço que cumprir com as obrigações nos dias de hoje é algo realmente diferenciador”, disse.

Ainda de acordo com o parlamentar, sua atuação não privilegia a quantidade, mas sim a qualidade das matérias apresentadas. “Essa será a marca de todo o mandato, que deve ser produtivo, atuante, e voltado para o interesse da população. Precisamos ter sempre a consciência do nosso papel institucional, dentro do parlamento nacional”.

Melhor deputado do ano

 

Lembrando que em 2017, o deputado federal Rubens Jr foi eleito o “Melhor Deputado do Ano” por votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2017. O resultado foi revelado após dois meses de avaliação dos parlamentares em diversos meios, entre eles, o povo por meio da internet. O prêmio reconhece o trabalho dos políticos Ficha Limpa mais atuantes do Congresso Nacional.

Para o deputado, o resultado refletiu seu esforço e compromisso com o povo do Maranhão. “Desde o primeiro dia do mandato nos dedicamos para servir aos maranhenses e ao Brasil. Queremos cumprir o nosso papel. Fico muito feliz por ter a confirmação que estamos no caminho certo. Nosso foco segue no trabalho”, declarou Rubens Júnior.

Rubens Jr concorreu com outros 14 deputados federais eleitos no estado e alcançou o maior número de votos.

Criado em 2006 para valorizar a atividade política e o papel do Legislativo no que eles têm de mais nobre e útil à sociedade, o prêmio Congresso em Foco combate a imagem de que todos os políticos são iguais. Também procura destacar a necessidade de valorizar os bons exemplos para melhorar a qualidade de um Parlamento tão pródigo em produzir vexames.

Rubens Jr comentou, ainda, que o prêmio é fundamental e deve ser estimulado porque conta com a participação popular na votação, além de aproximar a sociedade do parlamentar. “A população precisa acompanhar continuamente a política para mudar os rumos do Parlamento brasileiro. Nesse momento, com a crise política e a proximidade das eleições, saber exatamente como o parlamentar que votou tem atuado é extremamente importante”.