O deputado federal licenciado e secretário das Cidades (Secid) do Maranhão, Rubens Pereira Jr (PCdoB), anunciou a suspensão de todas as atividades de sua pré-campanha a prefeito de São Luis logo que os primeiro casos da covid-19 surgiram no país.

Quase 50 dias depois, o pré-candidato afirmou à imprensa local que mantém suspensas todas as ações voltadas para a pré-campanha e, na Secid, tem fortalecido as medidas necessárias ao combate ao coronavírus no Maranhão.

“Tratar de qualquer outro tema que não seja salvar vidas dos maranhenses é desumano e não faz o menor sentido. Nem o povo quer saber de disputas políticas agora. Como gestor público, nossos esforços estão em contribuir para que as ações do Governo do Maranhão sejam efetivas”, explicou o secretário da gestão de Flávio Dino.

Na última semana, a Secid colocou em funcionamento pontos para lavagem das mãos em 10 pontos estratégicos da capital maranhense, entre mercados e terminais de transporte público. Ao todo, serão 30 pias disponíveis para a população que circula por esses locais e as instalações serão mantidas para uso da população também depois da pandemia.

Apoio às famílias

A Secretaria das Cidades está atuando em diversas outras frentes. Mais de 830 famílias beneficiadas por programas habitacionais do órgão tiveram direito à tarifa zero para água nos próximos dois meses. A campanha com slogan “Corona no Paredão – Fome Não”, promovida pela organização social Cores do Mara, em parceria com a rede Gerando Falcões, também passou a contar com o apoio da Secid. Mais de 200 famílias de programas da Secretaria receberam um cartão alimentação no valor de R$ 300.

A Secid também iniciou as vistorias nos apartamentos do residencial José Chagas, no bairro da Ilhinha, em São Luís. Nesta etapa, os beneficiários atestam a qualidade das obras e assinam o contrato junto à Caixa Econômica para, em seguida, ocupar as unidades. Por conta da pandemia do coronavírus, a Secretaria está unindo esforços e atuando de forma integrada para acelerar a entrega dos apartamentos às famílias que se encontram em risco social.

E os servidores estão realizando a Campanha do Bem, que reúne cestas básicas e produtos de higiene pessoal para distribuir em regiões de beneficiários da secretaria. Ao todo, já foram beneficiadas aproximadamente 300 famílias.