O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), publicou uma mensagem no Twitter nesta segunda-feira (16) em resposta às ameaças feitas por Jair de Bolsonaro durante o fim de semana de usar o Senado para abrir processo de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o senador quem quer dividir o país “não é patriota”. “O Congresso não permitirá retrocessos na democracia”, disse el

Na nota, Pacheco defende o diálogo entre os Poderes e critica quem queira dividir o País. “O diálogo entre os Poderes é fundamental e não podemos abrir mão dele, jamais. Fechar portas, derrubar pontes, exercer arbitrariamente suas próprias razões são um desserviço ao país”, afirmou Pacheco. “Portanto, é recomendável, nesse momento de crise, mais do que nunca, a busca de consensos e o respeito às diferenças. Patriotas são aqueles que unem o Brasil, e não os que querem dividi-lo”, destacou.

No sábado, Bolsonaro anunciou que vai apresentar um pedido de impeachment contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes no Senado, a quem cabe decidir sobre esse tipo de procedimento. Senadores, e o próprio presidente da casa, descartam qualquer possibilidade de dar andamento a um processo de afastamento dos magistrados.

A crise aumentou após Bolsonaro ser derrotado na Câmara em sua tentativa de mudar o processo eleitoral brasileiro com o intuito de tumultuar as eleições do ano que vem. A milícia de Bolsonaro ameaçou forçar o Senado a aceitar o impeachment de todos os ministros do tribunal. Um áudio do cantor Sérgio Reis convoca uma greve de caminhoneiros para pressionar o Senado e “quebrar tudo e tirar os caras na marra” se não forem atendidos. Lideranças da categoria, porém, denunciaram a farsa e negam que vão participar da mobilização.