O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil no Rio Grande do Norte (PCdoB-RN) convida para o lançamento do livro “Rio Vermelho: Raízes potiguares de um Brasil democrático e progressista desde o levante de 1935”. O evento será realizado nesta sexta-feira (08) a partir das 19h, nas dependências do Museu Café Filho, localizado no Centro Histórico de Natal. A obra é assinada pelo jornalista Osvaldo Bertolino e resgata fatos relacionados à história do Partido Comunista no Rio Grande do Norte. Em 2022, o PCdoB completa 100 anos de existência.

De acordo com o autor, nas 367 páginas de “Rio Vermelho” o leitor percorrerá “um trajeto de percalços superados pela tenacidade de lutadores convictos de que o futuro será de paz e justiça social”. Entre outros, o livro cita o médico cirurgião Vulpiano Cavalcanti – que teve os dedos das mãos quebrados para não mais atender ao povo; o jornalista Luiz Maranhão – desaparecido político depois de brutalmente torturado; e o guerrilheiro do Araguaia Glênio Sá – que por muito pouco escapou da morte por enfrentar a ditadura militar.

Defendendo que o nordestino é “um povo alegre, fraterno e sobretudo rebelde”, mas que essa história de rebeldia e de lutas “ainda é pouco conhecida de grande parte dos brasileiros”, Osvaldo Bertolino afirma que o livro “pretende, modestamente, contribuir para combater esse desconhecimento”. Nele, “os comunistas são um rio vermelho, agora navegado por esta reportagem sobre um importante período histórico do Brasil”, resume o autor.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Rio Vermelho: Raízes potiguares de um Brasil democrático e progressista desde o levante de 1935”, de Osvaldo Bertolino. 367 páginas. Editora Anita Garibaldi.

Quando: Sexta-feira, 8/04, às 19h

Local: Museu Café Filho – Rua da Conceição, 42 – Cidade Alta (Centro Histórico) – Natal / RN