O bloco de carnaval “Lá em Cuba, Em Cuba Lá”, de São José dos Campos (SP), levou para o desfile na noite da quarta-feira (19) uma homenagem ao físico Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que foi exonerado por Jair Bolsonaro, após constatar o vertiginoso aumento do número de queimadas na Amazônia em 2019.
O grupo do tradicional bloco carnavalesco, formado por pesquisadores, trabalhadores e ex-funcionários do Inpe, criou um bonecão em homenagem a Galvão, que no fim do ano foi eleito pela revista “Nature” como um dos 10 cientistas que se destacaram em 2019. O homenageado esteve no evento, que concentrou em frente ao Parque Vicentina Aranha e virou parada obrigatória para selfies de amigos e apoiadores.
O Instituto, a ciência e a Amazônia foram lembrados pelos foliões durante o desfile. A letra da marchinha fez referência ao episódio afirmando que “se o Inpe fala, pode acreditar” e também que “a alegria acorda cedo… cuidado seu Jair… quem tem nariz tem medo”, em clara crítica a Jair Bolsonaro.
“Não podia esperar nunca [a homenagem]. Estou emocionado e isso mostra o apoio dos meus amigos e colegas do Inpe”, disse Ricardo Galvão.
Galvão, que ocupava o cargo no Inpe desde 2016, foi exonerado em agosto de 2019 depois de rebater críticas do presidente Jair Bolsonaro aos dados do instituto, que indicavam alta no desmatamento na Amazônia.
Bolsonaro disse, em julho, que os números divulgados que registravam um aumento de 88% nos alertas de desmatamento não coincidiam com a verdade, e que “parece até que [o presidente do Inpe] está a serviço de alguma ONG”.
Após a fala, Galvão saiu publicamente em defesa da pesquisa. Em entrevista na época, disse que a postura do presidente era uma afronta à ciência e ao instituto e comparou as acusações a uma “piada de um garoto de 14 anos”. Ele foi demitido em julho e a exoneração de Ricardo Galvão foi publicada no Diário Oficial em agosto.
Veja a marchinha:
“A Amazônia amanheceu pegando fogo
Fogo , Fogo.
Atiraram óleo, na Praia do Galvão
De pelotinha, em pelotão..!”
O Instituto Nacional de Pessoas Esquisitas – INPE! (Grito)
Anda assustando a multidão
Dizendo que Floresta morre
Tem… Mentiroso de plantão!
Dizendo que Floresta morre
Tem… Mentiroso de plantão!
Depois da chama
Escuridão…
Tem Boto cor de rosa
Não tem motivo
Prá duvidar
Ciência e Alegria
Só no EMCUBALÁ!
Ciência e Alegria
Só no EMCUBALÁ!
Não dá… não dá…
Prá ser feliz
Com fogo e ignorância
EmCubaLá quem diz!
“Atrás do EmCubaLá
Só não vai quem já morreu!”
A alegria Acorda cedo
Quem tem Nariz tem medo!
Se o INPE fala pode acreditar
Se o INPE fala pode acreditar”