Andrés Arauz, o principal candidato, foi votar acompanhado da sua avó de 106 anos

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral do Equador (CNE), às 15h21m desta segunda-feira (8), processadas 97,89% das atas (mas computados 84,22% dos votos, por conta de 13,67% de atas com inconsistências) o candidato da União Pela Esperança (Revolução Cidadã), Andrés Arauz, garantiu o primeiro lugar com 32,14% dos votos, até o momento.

Disputando a segunda vaga, que dará direito a participar do segundo turno, estão o “eco-socialista” Yaku Perez (19,86%) e o candidato da direita neoliberal, Guilhermo Lasso (19,60%).

Neste momento, faltando contar mais de 1 milhão de sufrágios, a diferença entre Yaku Perez e Lasso é de apenas 20.410 votos. O ex-presidente equatoriano, Rafael Corrêa, tuítou no início da tarde desta segunda-feira prevendo que Lasso irá superar Yaku Perez, já que as atas cujos votos não foram computados são, segundo o ex-mandatário, em sua maioria, da região de La Costa, onde o candidato direitista tem larga vantagem. Corrêa criticou ainda declarações do CNE já definindo um segundo turno entre Arauz e Perez, “oxalá não se gere violência”, declarou. No entanto, recentes declarações de membros do CNE corrigiram a primeira informação e disseram que o segundo lugar segue indefinido.

Também em um tuíte no início desta segunda-feira, Andrés Arauz, o vencedor do primeiro turno, afirmou que “as urnas foram contundentes e povo nos deu uma grande vantagem sobre os outros candidatos. Independentemente de quem será o representante da continuidade, nosso projeto continuará a construir pontes de unidade com as frentes sociais, produtivas e progressistas da Pátria.”

O segundo turno no Equador será disputado no dia 11 de abril.

 

(BL)