Biden em Minesota na reta final da campanha à Casa Branca | Foto - Leila Navidi/Star Tribune

“Ele primeiro deu de ombros, depois se gabou e ao final se rendeu”, denunciou Joe Biden, referindo-se à resposta de Trump diante do desafio postado pelo coronavírus.

“Ele abandonou as famílias e levantou a bandeira branca da derrota sem nunca haver de fato tentado enfrentar o vírus”, acrescentou Biden em comício realizado na sexta-feira (30) na cidade de St. Paul em Minnesota, um dos Estados-chave na disputa pela maioria no Colégio Eleitoral que indicará o próximo presidente norte-americano.

“Ao invés de agir como um comandante da batalha em um tempo de verdadeira guerra contra a pandemia, a resposta de Trump foi uma capitulação”, declarou ainda o candidato democrata no Estado que deu vitória a Trump sobre Hillary por escassa margem em 2016 e que, agora, segundo as pesquisas, deve dar vitória a Biden.

No dia em que Biden realizava sua apresentação no estilo drive-in (com os participantes da concentração no interior de carros) para evitar a contaminação pelo Covid-19, o número de infectados pelo vírus batia novo e triste recorde com 100.233 em um dia. Como disse o diretor do Centro de Controle de Doenças, CDC, Anthony Fauci, “não estamos no controle”.

O novo pico de infecções aconteceu dias antes do dia oficial de votação, na próxima terça. A pandemia já causou a morte de mais de 230.000 norte-americanos e o tema tem dominado a reta final da campanha.

“Eu estou aqui para dizer a vocês: podemos e conseguiremos controlar este vírus”, assegurou Biden.

O democrata também fez uma breve homenagem a George Floyd, assassinado por policiais brancos na cidade de Minneapolis, Estado de Minnesota: “Floyd morreu a poucos quilômetros daqui e seu nome não será esquecido”.

“Nós escolhemos a esperança sobre o medo, a ciência sobre o obscurantismo e, sim, a verdade sobre as mentiras. Portanto é hora de nos levantarmos e tomarmos a nossa democracia de volta”, enfatizou Biden.