PCdoB nas eleições de 2018/Pernambuco. Foto: Pedro Caldas

Reunida neste fim de semana, por plataforma digital, a direção nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aprovou resolução política intitulada “Fortalecer o PCdoB nas eleições de 2024 e garantir o êxito do governo Lula”, de 30 de setembro de 2023. O texto inicia tratando do importante papel do PCdoB no combate à extrema direita e na vitória do presidente Lula.

Destaca a importância das eleições municipais do próximo ano, como capítulo fundamental das batalhas que culminaram na vitória do governo Lula e no propósito de ampliar o programa de união e de reconstrução nacional. Neste sentido, a resolução política orienta toda a militância partidária a encarar a disputa pelas administrações públicas e nos parlamentos municipais e descreve que as próximas eleições “têm injunções com o quadro político geral, mas guarda muitas especificidades localistas”.

Federação Brasil da Esperança

Em outro trecho, o documento salienta que ao mesmo tempo que as próximas eleições são “desaguadouro de avanços obtidos pelo nosso campo político e pela Frente Democrática, são também uma prévia da disputa de 2026”. Outro destaque da nota política é o fato de que essas eleições municipais acontecerão, pela primeira vez, sob um sistema “novo e decisivo”: a Federação Brasil da Esperança. Dito isso, o texto recorda que seguindo o sistema de rodízio na presidência da Federação (norma estatutária), no ano de 2024, ela estará sob o comando pela presidenta do PCdoB, Luciana Santos e, que este sistema de revezamento também deverá ser obedecido nas comissões provisórias estaduais e municipais.

Para o PCdoB, a existência da Federação e a participação do Partido neste novo ciclo político tornam a legenda atrativa e com protagonismo. Quanto à disputa eleitoral, o documento aponta que o “objetivo geral do PCdoB será a eleição de vereadores nas capitais e grandes cidades do país”. Nesta questão, a direção orienta “perseguir a realização de campanhas amplas, de apelo popular, conectadas com os desejos populares e contemporâneas, com uso de todo o aparato político e tecnológico que caracterizam as disputas atuais”.

Conferências

O documento ilustra que o processo de conferência do PCdoB que ocorre neste momento nos municípios e estados, junto ao debate do “revigoramento partidário”, devem ser perseguidos com “o objetivo de ter um desenho básico de seu projeto eleitoral”.

Por fim, a resolução sublinha: “com ousadia e determinação é preciso construir um projeto eleitoral consistente e viável em cada município, como parte da luta geral em defesa do êxito do governo Lula e do fortalecimento e revigoramento do Partido.

Confira a íntegra da resolução abaixo ou em Documentos, clicando neste link: