O líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE) rechaçou, nesta quinta-feira (27), declaração feita pelo ministro da Saúde de Bolsonaro, Marcelo Queiroga, de que o SUS seria culpado pelo descontrole na crise da Covid-19 no Brasil. Ele também condenou o descaso do governo Bolsonaro com a vida e a saúde do povo brasileiro frente à pandemia.

“É impressionante a capacidade do governo Bolsonaro se eximir de responsabilidades e inventar culpados para a pandemia de coronavírus. É absurda a opinião do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga de que o SUS seja o responsável por parte dos resultados negativos”, destacou Renildo sobre a fala do ministro, feita em audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26).

O parlamentar salientou, ainda, que “a tragédia do coronavírus já vitimou mais de 454 mil pessoas no Brasil. Se não fosse o SUS, a Covid-19 já teria matado um milhão de brasileiros, dizem especialistas”.

Renildo apontou que na “fala estapafúrdia de Queiroga”, o ministro “culpou o SUS pela crise sanitária, mas esqueceu de mencionar o fato de que o governo Bolsonaro cortou, em março, no auge da pandemia, 72% da verba destinada à manutenção das UTIs”.

Renildo também condenou “o descaso do Governo no enfrentamento a pandemia. Um governo que se transformou no inimigo da ciência e no aliado do vírus. É lamentável a situação que o Brasil chegou internamente e o conceito do país mundo a fora”. E completou: “É como se fosse uma nação sem governo. Como se fosse um país sem presidente. Mas é ainda pior, é uma nação que tem um presidente que trabalha no sentido contrário. No sentido inverso. É lamentável a situação do Brasil”.

 

Por Priscila Lobregatte