O líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE), se manifestou, via redes sociais, nesta sexta-feira (25), sobre pesquisa recém-divulgada pelo Instituto Socioambiental (ISA) mostrando que nos dois primeiros anos de governo Bolsonaro, a devastação da Amazônia aumentou 48,31%.

“É inaceitável que o governo Bolsonaro insista em destruir nosso patrimônio ambiental. Em 2020, a taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira foi a maior em 12 anos, conforme levantamento do Instituto Socioambiental (ISA), divulgado nesta semana”, destacou Renildo.
Ele salientou ainda que “somando os dois primeiros anos do governo Bolsonaro, a devastação atingiu 48,3% das áreas protegidas, indica o estudo do ISA. Nenhuma das categorias fundiárias – terras indígenas, unidades de conservação e áreas de proteção ambiental – escapou”.

De acordo com o levantamento — feito a partir de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) —, o desmatamento das terras indígenas nos anos de 2019 e 2020 cresceu 42,5%; de 382 áreas analisadas, 174 tiveram devastação.

Conforme noticiou o jornal O Globo, “entre as 20 terras com maior histórico de pressões e conflitos com garimpeiros, grileiros e madeireiros, o desflorestamento cresceu, em média, 534% nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro”. O jornal também apontou que as Áreas de Proteção Ambiental sob os cuidados do Ministério do Meio Ambiente registraram aumento de 90% no índice de desmatamento, enquanto nas estaduais a alta foi de 58%.

Por Priscila Lobregatte
Com informações de O Globo