Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE) comentou, nesta quarta-feira (13), pelas redes sociais, a redução na renda da população brasileira, especialmente nos últimos anos, realidade apontada por pesquisadores da PUC-RS.

“Nós estamos mais pobres. Triste realidade estimulada pelo governo Bolsonaro. Essa é a principal conclusão do boletim Desigualdade nas Metrópoles, produzido por pesquisadores da PUC-RS, do Observatório das Metrópoles e da Rede de Observatórios da Dívida Social da América Latina”, explicou o parlamentar.

Renildo classificou a atual situação como absurda e destacou: “Os brasileiros estão vivendo com a menor renda do trabalho dos últimos dez anos. Quando comparado com os patamares pré-pandemia, o estudo observou que a renda domiciliar ficou, no final de 2021, 10,2% menor que os níveis de 2020”.

O levantamento se baseia em dados da PNAD do IBGE e comprova que a renda dos brasileiros, que vivem em regiões metropolitanas, caiu ao menor nível em 10 anos. A média ficou em R$ 1.378 no último trimestre de 2021.

“Embora as pesquisas oficiais apontem para o aumento da ocupação, os altos níveis de informalidade e a inflação tiveram como consequência o empobrecimento da população de todas as classes sociais”, finalizou.

Por Priscila Lobregatte