O líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE), voltou a repudiar, por meio de suas redes sociais nesta quarta-feira (23), a omissão e o descaso do governo Bolsonaro durante a pandemia, que já matou mais de 505 mil pessoas.

Renildo lembrou que houve um período, no início da pandemia, “em que o número de mortos na Itália começou a se aproximar de 100 e todos nós aqui assustados e escandalizados. Um ano depois mais de 3 mil brasileiros morrem todos os dias. Já são mais de 500 mil brasileiros que morreram vítimas da Covid”.

O parlamentar apontou ainda que “se nós multiplicarmos por cinco ou seis, que é o que em média tem uma família, são três milhões de brasileiras e brasileiros atingidos. Se multiplicarmos pelos parentes, que são 40, 50, 60, ou mais, são muitos milhões de brasileiros atingidos pela Coivd. Tivemos a infelicidade de a pandemia chegar ao mundo e ao Brasil num período em que a nação está sem governo e sem presidente”.

O líder criticou a forma como o presidente lidou com a doença desde o início, comportamento que contribuiu diretamente para o agravamento da pandemia no país. “Primeiro Bolsonaro negava o vírus, negava a pandemia. Depois disse que isso não passava de uma gripezinha. Depois disse que tinha medicamento que tratava as pessoas e induziu os brasileiros a usarem cloroquina. Sempre estimulou as aglomerações. Desrespeitou todas as medidas de proteção, como as máscaras. Faz chacota das pessoas que reclamam providências do Governo Federal”.

Ao tratar do desrespeito de Bolsonaro para com os familiares das vítimas da doença, Renildo salientou: “Morreram mais de 500 mil pessoas e não há uma palavra séria, não há um lamento, não há uma manifestação de solidariedade e de respeito do presidente. Bolsonaro é desprovido de qualquer sentimento humanitário, é um homem doente. Um homem que está levando o país ao caos, sem sentimento humano nenhum. É evidente que o país não pode continuar com Bolsonaro na Presidência da República, independente do que vá acontecer”. E finalizou: “Nós não podemos aceitar que um presidente como esse, que comete um genocídio contra o Povo Brasileiro, continue intacto”.

Por Priscila Lobregatte