O líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE), comentou nesta sexta-feira (30), por meio de suas redes sociais, os dados divulgados no mesmo dia pelo IBGE que mostram o aumento do desemprego e do sofrimento dos brasileiros que precisam ganhar a vida em meio à crise agravada pelo descaso do governo Bolsonaro com o enfrentamento da pandemia.

“Bolsonaro continua a condenar os brasileiros ao desemprego. A taxa de desocupação no país chegou a 14,6% no trimestre encerrado em maio, segundo o IBGE. Isso significa que 14,8 milhões de pessoas estão em busca de uma oportunidade de trabalho, mas não conseguiram até agora”, destacou Renildo.

O parlamentar apontou que “a pesquisa de emprego do IBGE mostra ainda que, em um ano, aumentou em 2 milhões o número de desempregados. Já a taxa de informalidade bateu em 40%: são 34,7 milhões de brasileiros no trabalho informal”.

Segundo o levantamento do IBGE, esta foi a segunda maior taxa de desemprego apresentada na série histórica, que teve início em 2012. Além disso, a pesquisa mostrou que a informalidade aumentou, enquanto o país perdeu 1,3 milhão de carteiras assinadas em um ano. Também foi constatado que faltam oportunidades no mercado de trabalho para 33 milhões de pessoas e aumentou em 2,6 milhões o número de trabalhadores subutilizados.

 

Por Priscila Lobregatte

Com agências