O presidente da Fundação Maurício Grabois e ex-presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, manifestou seu pesar devido ao falecimento do histórico líder comunista Simão Almeida Neto, ocorrido nesta quarta-feira (29). O dirigente paraibano, que tinha 77 anos de idade e quase 50 de militância, faleceu em decorrência de complicações da Covid-19.

Leia a íntegra do depoimento de Renato Rabelo:

Simão, presente!

Simão está entre os grandes quadros do PCdoB. Um camarada íntegro, preparado e um exemplo de coerência revolucionária em toda sua militância. Guardo significativas lembranças de seu legado singular, quando estivemos contando com ele no trabalho de criar uma rede de apoio no entorno à região da guerrilha do Araguaia.

Ele demonstrou grande desprendimento naquele momento, deixando inclusive sua família e se deslocando para região, onde jogou decisivo trabalho de construir  influências e apoio formando, em pouco tempo, uma rede de contatos imprescindíveis ao que se passava na região.

Sua morte causou-me um somatório de tantas reflexões porque deixamos de ter na mesma trincheira, lado a lado, num tempo curto, quadros e lideranças tão preparados e dedicados em toda a sua vida à existência e ao destino do nosso Partido.

Tempos de muitos desafios, de entroncamentos e de aporia. Mas de tudo nos deixam rico legado que eleva nossa perspectiva e esperança tão imprescindíveis neste momento.

Renato Rabelo

Presidente da Fundação Maurício Grabois